Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

México reconhece cachaça como produto de origem brasileira

Loading...

ECONOMIA

México reconhece cachaça como produto de origem brasileira

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Os governos do Brasil e do México anunciaram nesta terça-feira (23) a conclusão das negociações para o reconhecimento da denominação de origem da cachaça e da tequila.
Na prática, o acordo fechado entre os dois países garante que a cachaça vendida no México só poderá levar no rótulo o nome da bebida se for feita no Brasil. O mesmo vale para a tequila comercializada no Brasil.
Chamado de "acordo cachaça-tequila", a negociação visa proteger os países de concorrentes que queiram se beneficiar da reputação dessas bebidas, além de contribuir para o maior reconhecimento mundial da cachaça e da tequila como produtos genuinamente brasileiro e mexicano, respectivamente.
No ano passado, o México exportou 1,3 milhão de litros de tequila para o Brasil, o equivalente a US$ 8 milhões, segundo dados do Conselho Regulador da Tequila. Já as exportações de cachaça ao México totalizaram apenas US$ 65 mil, ou 40 mil litros.
Segundo comunicado do Ministério da Agricultura, o acordo foi concluído durante a 3ª Comissão Binacional Brasil-México, evento que ocorre na Cidade do México.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias