Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Barbosa e ministro argentino negociam proposta comum para G20

Loading...

ECONOMIA

Barbosa e ministro argentino negociam proposta comum para G20

SOFIA FERNANDES
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, recebeu sua contraparte argentina, Alfonso de Prat-Gay, nesta quinta-feira (17), com quem discutiu propostas em comum para levarem à reunião de ministros de finanças do G20 na próxima semana, em Xangai.
Barbosa viaja neste fim de semana para a China, onde deve ficar toda a semana. Prat-Gay afirmou, na saída, que tem interesse em estreitar relações com o Brasil e aprovar o acordo de livre-comércio para o setor automotivo.
O ministro do Desenvolvimento, Armando Monteiro, está agora em Buenos Aires negociando os termos do acordo.
ABUTRES
Prat-Gay afirmou que o governo de Mauricio Macri pretende pagar em dinheiro os credores da dívida argentina.
Para levantar recursos, pretende emitir bônus da dívida. Será preciso, contudo, o fim do bloqueio imposto pelo juiz americano Thomas Griesa sobre o pagamento aos credores que aceitaram renegociar a dívida.
Cerca de 8% dos credores argentinos não aceitaram a renegociação da dívida externa relativa ao calote de 2001. Eles são detentores dos chamados fundos abutres.
Prat-Gay acredita no apoio do Congresso nas medidas em estudo, como emissão de bônus, e diz que o país depende do fim desse impasse para retomar o crescimento econômico.
"Tenho confiança que a Argentina quer deixar para trás esse tema, que já leva 15 anos. É muito importante para infraestrutura e desenvolvimento da nação, para crescer e criar emprego."
Um acordo entre o governo e os fundos especulativos pode inserir novamente o país no mercado internacional de crédito.
Desde meados de 2014, quando o governo de Cristina Kirchner se recusou a acatar a decisão da Justiça americana que obrigava o pagamento dos fundos credores, a Argentina não tem acesso a financiamentos estrangeiros.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

APUCARANA 05/12

APUCARANA YOSHIMATSU NIKI, 99 ANOS
JOSÉ BECEL, 80 ANOS
SULINA ANTÔNIO DA SILVA, 82

APUCARANA 05/12

YOSHIMATSU NIKI, 99 anos

SULINA ANTONIA DA SILVA, 82 anos

JOSE BECEL, 80 anos

MEGA SENA

CONCURSO 1882 · 03/12/2016

09 10 19 35 37 41