Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Brasil e Argentina anunciam acordo no setor automotivo 'no longo prazo'

Loading...

ECONOMIA

Brasil e Argentina anunciam acordo no setor automotivo 'no longo prazo'

LUCIANA DYNIEWICZ
BUENOS AIRES, ARGENTINA (FOLHAPRESS) - Os governos argentinos e brasileiros fecharão um acordo de livre comércio no setor automotivo "no longo prazo".
O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira (18) após reunião em Buenos Aires entre os ministros Armando Monteiro (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) e Francisco Cabrera (Produção).
A liberação total das transações no segmento dependerá do cumprimento de algumas condições, como a integração da produção. A tendência é que ela se dê com os países produzindo modelos diferentes.
"Um dos mecanismos que têm tido sucesso é o da plataformas especializadas", disse Cabrera.
Não foi fixada uma data para a conclusão do acordo. A intenção, porém, é que a integração ocorra o mais rápido possível.
"Disse longo prazo no sentido de que se tem que cumprir uma série de condições. Espero que [o prazo] seja o mais curto possível", afirmou o ministro argentino.
"Queremos um horizonte de médio prazo", acrescentou o brasileiro.
Monteiro e Cabrera também negociaram medidas para melhorar o comércio bilateral, que registrou sua primeira queda em 2012 e, desde então, já recuou 42%.
O tratado ajudaria a indústria brasileira, que sofre com a recessão e registrou queda de 38,8% nas vendas em janeiro de 2016 na comparação com o mesmo mês do ano passado. O número de funcionários recuou 10,2% no mesmo período.
A Argentina, no entanto, teme uma invasão de produtos brasileiros, que ganharam competitividade em 2015 com a desvalorização do real. A intenção do governo é proteger as empresas instaladas no país e os empregos.
Hoje, os países têm um acordo limitado de isenção de impostos. Para cada US$ 1,5 em peças e carros vendidos para a Argentina, o Brasil precisa comprar US$ 1. Esse tratado, no entanto, vencerá em 30 de junho.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

APUCARANA 04/12

ONOFRE CIUFFI, 78 anos
TEREZINHA ARAUJO SOARES, 69 anos
ANGELINA MENEO PALUSSIO, 91 anos 
DIONISIO REMES, 60 anos
NATIMORTO, 0 anos
LINDOLFO HEINZ, 72 anos

APUCARANA 03/12

ALTAIR RAIMUNDO DE SOUZA, 46 anos
AMADEU FERNANDES, 58 anos

MEGA SENA

CONCURSO 1882 · 03/12/2016

09 10 19 35 37 41