MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Brasil e Argentina anunciam acordo no setor automotivo 'no longo prazo'

LUCIANA DYNIEWICZ BUENOS AIRES, ARGENTINA (FOLHAPRESS) - Os governos argentinos e brasileiros fecharão um acordo de livre comércio no setor automotivo "no longo prazo". O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira (18) após reunião em Buenos Aires e

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 18.02.2016, 15:01:31 Editado em 27.04.2020, 19:52:52
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

LUCIANA DYNIEWICZ
BUENOS AIRES, ARGENTINA (FOLHAPRESS) - Os governos argentinos e brasileiros fecharão um acordo de livre comércio no setor automotivo "no longo prazo".
O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira (18) após reunião em Buenos Aires entre os ministros Armando Monteiro (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) e Francisco Cabrera (Produção).
A liberação total das transações no segmento dependerá do cumprimento de algumas condições, como a integração da produção. A tendência é que ela se dê com os países produzindo modelos diferentes.
"Um dos mecanismos que têm tido sucesso é o da plataformas especializadas", disse Cabrera.
Não foi fixada uma data para a conclusão do acordo. A intenção, porém, é que a integração ocorra o mais rápido possível.
"Disse longo prazo no sentido de que se tem que cumprir uma série de condições. Espero que [o prazo] seja o mais curto possível", afirmou o ministro argentino.
"Queremos um horizonte de médio prazo", acrescentou o brasileiro.
Monteiro e Cabrera também negociaram medidas para melhorar o comércio bilateral, que registrou sua primeira queda em 2012 e, desde então, já recuou 42%.
O tratado ajudaria a indústria brasileira, que sofre com a recessão e registrou queda de 38,8% nas vendas em janeiro de 2016 na comparação com o mesmo mês do ano passado. O número de funcionários recuou 10,2% no mesmo período.
A Argentina, no entanto, teme uma invasão de produtos brasileiros, que ganharam competitividade em 2015 com a desvalorização do real. A intenção do governo é proteger as empresas instaladas no país e os empregos.
Hoje, os países têm um acordo limitado de isenção de impostos. Para cada US$ 1,5 em peças e carros vendidos para a Argentina, o Brasil precisa comprar US$ 1. Esse tratado, no entanto, vencerá em 30 de junho.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Brasil e Argentina anunciam acordo no setor automotivo 'no longo prazo'"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!