MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Proposta do governo para reforma da Previdência vai ter 8 pontos centrais

MARIANA HAUBERT E SOFIA FERNANDES BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O ministro Nelson Barbosa (Fazenda) informou aos senadores do PT que o governo deverá incluir na proposta de reforma da Previdência oito temas centrais. O ministro, no entanto, não detalhou qu

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 17.02.2016, 00:16:37 Editado em 27.04.2020, 19:52:54
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

MARIANA HAUBERT E SOFIA FERNANDES
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O ministro Nelson Barbosa (Fazenda) informou aos senadores do PT que o governo deverá incluir na proposta de reforma da Previdência oito temas centrais. O ministro, no entanto, não detalhou quais serão os conteúdos, que podem girar em torno da idade mínima para aposentadoria, tempo de contribuição de homens e mulheres e a aposentadoria do trabalhador rural.
De acordo com os senadores, o ministro pediu desculpas por não ter mais detalhes e afirmou que o governo entende que, apesar das consequências da reforma só se darem a longo prazo, uma repercussão imediata seria a demonstração de que a presidente Dilma Rousseff e sua equipe estão empenhados em mostrar compromisso de sua administração com a sustentabilidade das contas públicas no futuro.
Na manhã desta terça-feira (16), Dilma informou a deputados da base aliada que deverá enviar a proposta ao Congresso até abril. O texto da proposta ainda está sendo negociado pela equipe econômica com centrais sindicais e a própria base aliada, principalmente o PT, que ainda reluta em apoiar a medida.
O apoio do partido, inclusive, não foi garantido na reunião da bancada do PT com Barbosa na noite desta terça. Segundo senadores, somente após o envio da proposta é que a bancada poderá tomar uma decisão. Alguns petistas avaliam que a reforma da Previdência não conquistará o apoio do partido e, como consequência, o governo pode acabar desarticulando ainda mais a sua estrutura de apoio no Congresso.
Nesta quarta (17), a reforma previdenciária será discutida no Fórum Nacional de Trabalho e Previdência. No encontro, o governo federal apresentará as linhas gerais de sua proposta, mas não um projeto fechado, em uma tentativa de evitar críticas das centrais sindicais, resistentes a uma reforma previdenciária.
Os gastos do governo, no ano passado, com benefícios previdenciários superaram a arrecadação em mais de R$ 89 bilhões. A presidente tem insistido que, mantidas as regras atuais, esse rombo só deve aumentar.
Barbosa terá ainda a missão de convencer deputados e senadores a aprovar outras medidas de alívio fiscal, como a mudança no regime de superavit primário (a diferença entre receitas e despesas não financeiras). A proposta em estudo é permitir, conforme for o ritmo da atividade econômica e da arrecadação de receitas, uma meta flutuante para o primário.
O Orçamento aprovado para este ano determina o cumprimento de uma poupança de 0,5% do PIB, mas o governo internamente já trabalha com um cenário de deficit.
Estará nas mãos dos congressistas ainda a aprovação da recriação da CPMF (o imposto do cheque), uma das propostas para aliviar o caixa do governo, deteriorado com a recessão e queda de receitas e a prorrogação da DRU (Desvinculação de Receitas da União).

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Proposta do governo para reforma da Previdência vai ter 8 pontos centrais"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!