Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

BC tenta incentivar emissão de título de crédito imobiliário

Loading...

ECONOMIA

BC tenta incentivar emissão de título de crédito imobiliário

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O Banco Central alterou nesta quinta-feira (11) a regra de aplicação mínima de cursos da poupança na área habitacional. A mudança tem como objetivo viabilizar uma das medidas anunciadas em janeiro de incentivo ao crédito.
Há duas semanas, o Ministério da Fazenda informou que o FGTS vai aplicar R$ 10 bilhões em CRIs (títulos com lastro em financiamentos habitacionais). A ideia é que os bancos vendam suas carteiras dentro desse modelo de negócio e reapliquem o dinheiro em novas operações.
Havia, no entanto, um entrave para esse tipo de operação, segundo o BC. A parcela da carteira vendida, pela regra que mudou nesta quinta (11), deixava de ser considerada no cálculo da aplicação mínima de 65% dos recursos da poupança em crédito habitacional.
Quando o banco não cumpre a regra de aplicação mínima, o valor que não foi emprestado fica retido no BC sem ser remunerado, como forma de punição.
Por isso, o BC decidiu que os bancos terão 12 meses para reaplicar o dinheiro, proporcionalmente ao que foi recebido pela venda da carteira.
De acordo com o BC, a medida é complementar ao que foi anunciado pela Fazenda em relação ao FGTS e cria condições mais propícias para uma instituição financeira vender seus créditos, obter novos recursos e aplicá-los em novos financiamentos imobiliários.
A queda na captação da poupança tem afetado a liberação de crédito habitacional desde o ano passado. O governo vem utilizando o FGTS para reforçar a oferta de recursos.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

APUCARANA 10/12

IZAURA FERREIRA DE ANDRADE, 70 ANOS

ARAPONGAS
CLÁUDIO SILVA, 88 ANOS

IVAIPORÃ
VALDETE CORDEIRO PEREIRA, recém-nascida
MIRIAM PEREIRA DE LIMA, 70 ANOS
CLÓVIS DE ALCÂNTARA BRASIL, 53 ANOS

APUCARANA 09/12

HELENA CORREA DE ANDRADE, recém-nascida

MEGA SENA

CONCURSO 1884 · 10/12/2016

01 04 23 32 38 59