Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Argentina faz primeira proposta a fundos abutres; quatro recusam

Loading...

ECONOMIA

Argentina faz primeira proposta a fundos abutres; quatro recusam

NOVA YORK, EUA (FOLHAPRESS) - O governo da Argentina fez nesta sexta-feira (5) a primeira oferta formal para quitar parte da dívida, mas quatro dos seis chamados fundos abutres não aceitaram.
Em negociação em Nova York, o governo de Mauricio Macri sugeriu o pagamento de aproximadamente US$ 6,5 bilhões do total de US$ 9 bilhões da dívida, o que equivale a um deságio de 25%.
A proposta está sujeita à aprovação do Congresso argentino e à revisão da liminar da Justiça americana.
O diálogo entre as partes estava congelado desde meados de 2014, quando a então presidente Cristina Kirchner se recusou a acatar a decisão da Justiça americana, que deu ganho de causa aos fundos.
Eles cobram parte da dívida argentina que entrou em moratória em 2001. A maioria dos credores (92%) aceitou renegociar e perdoar parte dos juros devidos pelo país. Mas esses investidores não concordaram e seguiram questionando o país na Justiça até 2014, quando venceram.
A recusa em pagar levou a Argentina a uma segunda moratória, dessa vez técnica, o que baniu o país do mercado internacional de crédito.
O mediador destacado pela Justiça dos EUA, Daniel Pollack, disse que houve "enorme progresso".
"Falei pessoalmente por telefone com o presidente Maurio Macri e com o ministro da Economia, Alfonso Prat-Gay. Os dois dão apoio sólido à proposta", disse, em nota.
O secretário de Finanças, Luis Caputo, toca pessoalmente as negociações no escritório de Pollack, em Nova York.
Do lado dos fundos, os representantes "trabalharam diligentemente para resolver as diferenças", disse o mediador. Dois assinaram termo com a Argentina. Quatro ainda precisam chegar a um acordo.
"Tenho firme esperança de que, com a continuação das negociações, será possível resolver as diferenças."

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

APUCARANA 22/02

MARIA DE FATIMA DA SILVA, 63 anos

APUCARANA 21/02

CARLOS FRANCISCO DA SILVA, 57 anos
JECYR MASTRO, 91 anos
DULCINEIA RODRIGUES, 37 ANOS
MARIA DE FÁTIMA DA SILVA, 63 ANOS

IVAIPORÃ
ADON SCHMIDT DE OLIVEIRA, 63 ANOS

MEGA SENA

CONCURSO 1905 · 21/02/2017

29 35 43 54 56 57