MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Argentina faz primeira proposta a fundos abutres; quatro recusam

NOVA YORK, EUA (FOLHAPRESS) - O governo da Argentina fez nesta sexta-feira (5) a primeira oferta formal para quitar parte da dívida, mas quatro dos seis chamados fundos abutres não aceitaram. Em negociação em Nova York, o governo de Mauricio Macri suger

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 05.02.2016, 22:13:15 Editado em 27.04.2020, 19:53:08
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

NOVA YORK, EUA (FOLHAPRESS) - O governo da Argentina fez nesta sexta-feira (5) a primeira oferta formal para quitar parte da dívida, mas quatro dos seis chamados fundos abutres não aceitaram.
Em negociação em Nova York, o governo de Mauricio Macri sugeriu o pagamento de aproximadamente US$ 6,5 bilhões do total de US$ 9 bilhões da dívida, o que equivale a um deságio de 25%.
A proposta está sujeita à aprovação do Congresso argentino e à revisão da liminar da Justiça americana.
O diálogo entre as partes estava congelado desde meados de 2014, quando a então presidente Cristina Kirchner se recusou a acatar a decisão da Justiça americana, que deu ganho de causa aos fundos.
Eles cobram parte da dívida argentina que entrou em moratória em 2001. A maioria dos credores (92%) aceitou renegociar e perdoar parte dos juros devidos pelo país. Mas esses investidores não concordaram e seguiram questionando o país na Justiça até 2014, quando venceram.
A recusa em pagar levou a Argentina a uma segunda moratória, dessa vez técnica, o que baniu o país do mercado internacional de crédito.
O mediador destacado pela Justiça dos EUA, Daniel Pollack, disse que houve "enorme progresso".
"Falei pessoalmente por telefone com o presidente Maurio Macri e com o ministro da Economia, Alfonso Prat-Gay. Os dois dão apoio sólido à proposta", disse, em nota.
O secretário de Finanças, Luis Caputo, toca pessoalmente as negociações no escritório de Pollack, em Nova York.
Do lado dos fundos, os representantes "trabalharam diligentemente para resolver as diferenças", disse o mediador. Dois assinaram termo com a Argentina. Quatro ainda precisam chegar a um acordo.
"Tenho firme esperança de que, com a continuação das negociações, será possível resolver as diferenças."

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Argentina faz primeira proposta a fundos abutres; quatro recusam"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!