MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

TST convoca sindicato de aeroviários e companhias para audiência no dia 17

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O TST (Tribunal Superior do Trabalho) convocou para as 9h do dia 17 uma audiência de conciliação entre sindicatos de aeronautas e aeroviários e das companhias aéreas. O objetivo é tentar resolver o impasse envolvendo o reajust

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 04.02.2016, 12:51:17 Editado em 27.04.2020, 19:53:12
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O TST (Tribunal Superior do Trabalho) convocou para as 9h do dia 17 uma audiência de conciliação entre sindicatos de aeronautas e aeroviários e das companhias aéreas. O objetivo é tentar resolver o impasse envolvendo o reajuste salarial de pilotos e comissários de bordo, além de discutir condições de trabalho.
Na quarta-feira (3), a paralisação de pilotos e comissários em 12 aeroportos do país provocou atrasos e cancelamentos de voos, com impactos ao longo do dia.
Se a proposta for aprovada, o movimento de greve pode ser cancelado.
Em resposta à reunião, o SNA (Sindicato Nacional dos Aeronautas) convocou para as 18h desta sexta-feira (5) uma assembleia da categoria para definir próximos passos do movimento.
Os aeronautas (pilotos, copilotos e comissários) e os aeroviários (funcionários em terra) reivindicam um reajuste salarial "que contemple a reposição da inflação no período de 1º de dezembro de 2014 a 1º de dezembro de 2015, ou seja, 11% de reajuste retroativo à data-base de 1º de dezembro de 2015".
A última proposta das empresas aéreas, negada pela assembleia antes da aprovação da greve na semana passada, oferecia reajustes parcelados (3% em fevereiro de 2016, 2% em junho e 6% em novembro).
O sindicato dos aeronautas prometeu que não haverá paralisações durante o Carnaval, mas elas poderão ser retomadas no dia 12 e nos dias seguintes, "até que consigam atingir os objetivos".
O SNEA (Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias), que cuida das negociações trabalhistas entre as quatro maiores companhias aéreas brasileiras (Avianca, Azul, Gol e TAM), afirmou em nota que toma todas as medidas para preservar a viagem dos passageiros.
O SNEA também afirmou que, desde o início das negociações, seis propostas foram apresentadas, mas foram recusadas pelos trabalhadores.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "TST convoca sindicato de aeroviários e companhias para audiência no dia 17"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!