Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Marinha não encontra sinais de vazamento de óleo na Bacia de Campos

Loading...

ECONOMIA

Marinha não encontra sinais de vazamento de óleo na Bacia de Campos

NICOLA PAMPLONA
RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - Após dois sobrevoos na região da Bacia de Campos, a Marinha informou que não encontrou sinais de vazamento de petróleo. A inspeção foi feita a pedido do Ibama, depois que imagens de satélite captaram uma mancha de 22 quilômetros quadrados na área, que é responsável por 65% da produção nacional de petróleo,
A mancha foi detectada por uma imagem do satélite Sentinel-1A, captada às 6h05 de sexta-feira (29) pelo oceanógrafo Gustavo Ortiz. Foi confirmada pelo Ibama durante o fim de semana, com base no processamento de imagem do mesmo satélite.
No momento da captação, estava localizada a cerca de 200 quilômetros da costa, em frente ao município de Cabo Frio (RJ). Foi classificada como "mancha órfã", por não estar ligada a nenhuma plataforma ou embarcação.
Os dois sobrevoos foram realizados na segunda-feira (1º). À noite, a Marinha informou, em nota, que "nada foi avistado que pudesse confirmar a ocorrência de vazamento de óleo".
HIPÓTESES
Entre as hipóteses para a ocorrência, além de vazamento de petróleo, estavam água oleosa descartada por navios ou algum fenômeno natural, como uma mancha de algas.
O resultado da inspeção da Marinha praticamente elimina a hipótese de vazamento. Como a mancha não foi encontrada, as duas outras hipóteses não podem ser descartadas. O sobrevoo foi feito três dias após a captação da imagem.
O satélite Sentinel-1A capta a textura da superfície do oceano -diferente dos satélites óticos, que fazem imagens. Por isso, é considerado mais eficaz no monitoramento de vazamentos de petróleo, já que o óleo deixa a superfície mais lisa.
O equipamento pertence à Agência Espacial Europeia (ESA) e capta dados da região da Bacia de Campos a cada 12 dias. Os dados são disponibilizados de forma gratuita, resultado de um convênio em negociação entre o Ibama e a ESA.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

APUCARANA 10/12

IZAURA FERREIRA DE ANDRADE, 70 ANOS

ARAPONGAS
CLÁUDIO SILVA, 88 ANOS

IVAIPORÃ
VALDETE CORDEIRO PEREIRA, recém-nascida
MIRIAM PEREIRA DE LIMA, 70 ANOS
CLÓVIS DE ALCÂNTARA BRASIL, 53 ANOS

APUCARANA 09/12

HELENA CORREA DE ANDRADE, recém-nascida

MEGA SENA

CONCURSO 1883 · 07/12/2016

16 27 28 47 59 60