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Ford estende garantia de carros após problemas com câmbio PowerShift

EULINA OLIVEIRA SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A montadora Ford se comprometeu a fazer reparos e estender de três para cinco anos a garantia de carros que tiveram problemas no câmbio PowerShift, segundo divulgou o Procon-SP. O PowerShift é um câmbio auto

Da Redação

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Escrito por Da Redação
Publicado em 26.01.2016, 17:03:42 Editado em 27.04.2020, 19:53:24
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EULINA OLIVEIRA
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A montadora Ford se comprometeu a fazer reparos e estender de três para cinco anos a garantia de carros que tiveram problemas no câmbio PowerShift, segundo divulgou o Procon-SP.
O PowerShift é um câmbio automatizado de dupla embreagem com transmissão de seis velocidades. O câmbio apresentou problemas em modelos 2013 e 2014 dos veículos New Fiesta e EcoSport e 2014 do Focus, segundo a Ford. No total, 21 mil veículos podem vir a ter o problema.
Conforme o Procon-SP, o defeito foi identificado após centenas de reclamações de consumidores, que relataram trepidações, ruídos e superaquecimento no sistema.
"Essas falhas, ainda segundo os consumidores, levam a trocas prematuras de kit embreagem e, em casos mais severos, problemas entre a passagem das marchas ou demora para o sistema responder", diz o Procon-SP, em nota.
Houve ainda relatos de perda de força, especialmente em aclives, e de pane, com o travamento completo e a impossibilidade de engatar as marchas.
ATENDIMENTO
A Ford informou à reportagem que implementou o programa de satisfação ao cliente para extensão da garantia dos veículos envolvidos no início de setembro de 2015.
"Os clientes já começaram a receber suas cartas de extensão de garantia naquele mesmo mês. Logo, não há nenhuma correlação direta entre o lançamento do programa de satisfação e o procedimento em trâmite junto ao Procon-SP", afirma.
A notificação do Procon-SP à montadora foi feita em 26 de novembro do ano passado.
Ainda segundo a montadora, não se trata de uma campanha de recall por não envolver questões relacionadas à saúde ou segurança do consumidor.
Os consumidores estão sendo informados via carta comum ou mala direta para realizar os reparos necessários sem custos e sobre a extensão da garantia de três para cinco anos, ou 160 mil quilômetros, o que ocorrer primeiro.
Caso os veículos envolvidos tenham ultrapassado a marca de 160 mil quilômetros rodados antes do término dos três anos de garantia de fábrica, eles deverão ser atendidos normalmente -e sem custos- com a realização de reparos ou troca do sistema, destaca o Procon-SP.
O órgão recomenda que todos os proprietários da marca e modelos envolvidos agendem revisões nas concessionárias da Ford. "Caso já tenham constatado o problema, ou ele seja detectado na revisão, devem formalizar por escrito reclamação junto à montadora, guardando número de protocolos, mensagens enviadas, áudios e qualquer outra forma de comprovação."
CONTAMINAÇÃO
Na resposta enviada ao Procon-SP, a Ford afirma que o problema no PowerShift pode ter sido resultado da contaminação de uma das embreagens por fluido de transmissão. "Essa contaminação nada mais é que um pequeniníssimo merejamento do fluido de transmissão presente na parte úmida da transmissão para sua parte seca", afirma a montadora.
Segundo a montadora, esse merejamento pode causar leve trepidação, "que corresponde ao mesmo sintoma do desgaste natural da embreagem de uma transmissão manual tradicional". A diferença é que, nos casos envolvendo o PowerShift, esse sintoma aparece antes do fim da vida útil da embreagem.
A companhia afirma ainda que não há nenhum registro de acidente com vítimas causados pela ocorrência deste problema no câmbio PowerShift.

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