Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Justiça reabre o Porto de Tubarão após denúncia de crime ambiental

Loading...

ECONOMIA

Justiça reabre o Porto de Tubarão após denúncia de crime ambiental

MACHADO DA COSTA
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - A justiça federal determinou, nesta segunda-feira (25), a reabertura do Complexo Portuário de Tubarão, interditado desde quinta (21), após denúncia de crime ambiental contra as operadoras do terminal, a Vale e a ArcelorMittal.
A decisão liminar do desembargador Zigdor Teitel, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), suspende outra liminar, do juiz Marcos Vinícius de Oliveira Costa, da 1ª Vara Federal Criminal, concedida à Polícia Federal, que investiga possíveis crimes ambientais.
De acordo com os advogados da Vale, o porto já foi reaberto.
A PF flagrou o lançamento de poeira de carvão mineral na atmosfera e uma "chuva" de pó de minério de ferro sobre o mar do Espírito Santo, estado onde fica o porto.
Após a obtenção da liminar, a PF divulgou um vídeo que mostra a precipitação de um pó escuro sobre o mar. Segundo o órgão, esse pó é minério de ferro.
Embora a medida suspenda a liminar, o desembargador Teitel exige que a Vale apresente em 60 dias um plano de viabilidade, que deverá apresentar as causas que levaram à poluição e os meios que serão utilizados para dar um fim ao dano ambiental.
Essas medidas, segundo o desembargador, implicam na adoção prática de novas técnicas de contenção de resíduos e na colaboração da empresa com a atividade policial.
"O descumprimento de qualquer das medidas aqui impostas repercutirá na imediata aplicação da multa já fixada pelo Magistrado [...], além de eventual retorno à suspensão das atividades portuárias do Complexo de Tubarão", diz a decisão.
A multa citada por Teitel é a mesma determinada por Oliveira Costa, de até 6,6% do faturamento de cada unidade.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

22/02/2017 - 09h32

OBITUÁRIO

APUCARANA 22/02

MARIA DE FATIMA DA SILVA, 63 anos

APUCARANA 21/02

CARLOS FRANCISCO DA SILVA, 57 anos
JECYR MASTRO, 91 anos
DULCINEIA RODRIGUES, 37 ANOS
MARIA DE FÁTIMA DA SILVA, 63 ANOS

IVAIPORÃ
ADON SCHMIDT DE OLIVEIRA, 63 ANOS

MEGA SENA

CONCURSO 1905 · 21/02/2017

29 35 43 54 56 57