MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Crise interna é pior para Brasil que choque do petróleo, diz S&P

THAIS BILENKY NOVA YORK, EUA (FOLHAPRESS) - A queda nos preços de commodities e, particularmente, do petróleo afeta a classificação de países exportadores como o Brasil, mas a crise interna é ainda mais grave, diz Joydeep Mukherji, diretor de qualificaçõ

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 22.01.2016, 18:23:12 Editado em 27.04.2020, 19:53:29
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

THAIS BILENKY
NOVA YORK, EUA (FOLHAPRESS) - A queda nos preços de commodities e, particularmente, do petróleo afeta a classificação de países exportadores como o Brasil, mas a crise interna é ainda mais grave, diz Joydeep Mukherji, diretor de qualificações soberanas da agência de classificação de risco Standard & Poor's.
"Os dois pontos são negativos e pressionam a classificação do Brasil para baixo, mas está se tornando claro que forças globais têm peso relativamente menor", afirma o analista, em entrevista nesta sexta-feira (22), na sede da agência, em Nova York.
Ele compara a outros países da América Latina ainda mais dependentes da exportação de commodities que o Brasil e também com desvalorizações da moeda, mas em situação menos desconfortável. "Você não vê a mesma dificuldade na decisão de aumentar ou não os juros e os efeitos que isso causa", observou.
Na quarta-feira (20), o Banco Central surpreendeu o mercado ao manter a taxa básica de juros em 14,25% ao ano.
Em setembro passado, a S&P rebaixou o Brasil a grau especulativo e mantém perspectiva negativa, o que significa possibilidade de novas quedas.
"Não posso fazer previsões, mas se as pessoas que tomam decisões em Brasília ficarem mais coesas e tomarem decisões difíceis, será mais fácil [a recuperação], mas a política interfere no processo e o torna mais difícil", apontou.
PETROBRAS
Mukherji afirmou que a manutenção de preços administrados por anos prejudicou a Petrobras. "É uma política econômica do governo que serve a outros objetivos que não arrecadar dinheiro e investir."
A Operação Lava Jato "tem um impacto profundo", mas, mesmo que não houvesse investigação sobre escândalos de corrupção na companhia, ainda assim haveria "muitos problemas" no país, disse.
O analista causou risos entre jornalistas estrangeiros ao citar o ex-ministro Pedro Malan, que afirmou que "no Brasil, até o passado é incerto".
"Você acha que sabia o que aconteceu cinco anos atrás e, de repente, ai meu Deus, você descobre que não", afirmou. "Os brasileiros estão mais acostumados a lidar com com incertezas do que qualquer outro povo."

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Crise interna é pior para Brasil que choque do petróleo, diz S&P"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!