Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

PIB da China cresce 6,9% em 2015, pior resultado em 25 anos

Loading...

ECONOMIA

PIB da China cresce 6,9% em 2015, pior resultado em 25 anos

SÃO PAULO (FOLHAPRESS) - O PIB (Produto Interno Bruto) da China cresceu 6,9% em 2015, resultado que ficou dentro da meta "ao redor de 7%" estipulada pelo governo. O resultado, no entanto, é o pior desde 1990.
No quarto trimestre, a expansão foi de 6,8% em relação ao mesmo período de 2014. O resultado ficou abaixo dos 6,9% estimados por analistas ouvidos pela agência Bloomberg.
Em 2014, a alta do PIB havia sido de 7,3%, 0,2 ponto percentual abaixo do alvo desejado por Pequim.
O resultado deve agravar os temores em relação à China, um cenário que retomou força desde o início deste ano com a derrocada da Bolsa de Valores local, em um movimento que derrubou não só outros grandes mercados financeiros internacionais como o preço de diversas commodities.
As preocupações com a economia chinesa já fizeram as Bolsas globais perder 11% do seu valor de mercado neste ano, ou mais de US$ 4 trilhões (mais do que o dobro do PIB brasileiro no ano passado, de acordo com estimativa do FMI).
Foi o quinto ano consecutivo de desaceleração da segunda maior economia global -o crescimento em 2014 já havia sido o menor desde 1990, quando o PIB registrou alta de 3,8%, resultado das sanções internacionais contra o país após o massacre da praça da Paz Celestial, no ano anterior.
A expectativa de economistas é que a freada continue neste ano, com um consumo interno que, ainda que robusto, não tem o mesmo crescimento de outrora e um cenário externo complicado para as exportações, com emergentes como Rússia e Brasil em recessão.
Essa desaceleração também é sentida no Brasil, que tem o gigante asiático (grande motor do PIB global nos últimos anos) como principal destino das suas exportações. As vendas brasileiras para o mercado chinês recuaram 12,3% no ano passado em relação a 2014.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

APUCARANA 19/02

LAZARO HESS, 61 anos 
LUIZ ANTONIO AMADO, 64 anos

CALIFÓRNIA 19/02

AVELINA RODRIGUES PEREIRA, 87 anos

NOVO ITACOLOMI
SILVANIA MARIA DE ALMEIDA, 69 anos

MEGA SENA

CONCURSO 1904 · 18/02/2017

12 15 18 21 51 56