Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

UE precisa mostrar disposição para acordo com Mercosul, diz Itamaraty

Loading...

ECONOMIA

UE precisa mostrar disposição para acordo com Mercosul, diz Itamaraty

FLÁVIA FOREQUE
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - Após o Mercosul finalizar, em dezembro, uma proposta para negociar a liberação do comércio com a União Europeia, cabe ao bloco europeu mostrar "disposição" em avançar na discussão, cujo desfecho é esperado pelo governo brasileiro para o primeiro trimestre deste ano.
A avaliação é do embaixador Paulo Estivallet de Mesquita, à frente de temas da América do Sul, Central e Caribe no Itamaraty. O diplomata criticou ainda a "demanda extemporânea" da União Europeia em defender uma ampliação dos termos propostos pelo Mercosul (eliminação das tarifas sobre 87% do comércio entre os blocos).
"Isso é uma tática negociadora antiga e conhecida. Na verdade quem está um pouco inadimplente é a União Europeia. Da parte do Mercosul a prioridade e a disposição estão claras. Acho que cabe agora à União Europeia demonstrar isso", disse o embaixador nesta quarta-feira (13).
O tema estará na agenda de encontros que o ministro Mauro Vieira (Relações Exteriores) terá nesta quinta (14) na Argentina, primeira viagem do chanceler neste ano. Ele terá reunião com a chanceler argentina, Susana Malcorra, além de outras autoridades.
Para Estivallet, este é um "momento propício para a retomada de contatos", em referência ao governo de Mauricio Macri, recém-empossado. A ida de Vieira deve ser seguida, nos próximos meses, de encontros de autoridades em áreas como agricultura, educação e comércio. Na visão do Itamaraty, há disposição dos dois países em "eliminar travas".
"A relação comercial sofreu um pouco nos últimos anos, em parte pela conjuntura econômica. Mas houve alguns obstáculos de ordem administrativa ao comércio e o governo argentino vem dando sinais concretos para rever medidas que mais dificuldades criavam ao comércio", disse o embaixador.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

APUCARANA 03/12

ALTAIR RAIMUNDO DE SOUZA, 46 anos
AMADEU FERNANDES, 58 anos

ARAPONGAS 02/12

DAVI DE SOUZA, 54 anos

MEGA SENA

CONCURSO 1881 · 30/11/2016

03 10 30 44 53 56