Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Novo Mercedes Classe E tem inteligência artificial avó da Skynet

Loading...

ECONOMIA

Novo Mercedes Classe E tem inteligência artificial avó da Skynet

RICARDO RIBEIRO, ENVIADO ESPECIAL (*)
DETROIT, EUA (FOLHAPRESS) - A Mercedes revelou na noite deste domingo (10) a nova geração da Classe E em prévia que antecede a abertura do Salão do Automóvel de Detroit. A terceira geração faz sua estreia mundial na tradicional feira do setor nesta segunda (11) com a promessa de ser o veículo mais inteligente fabricado em série.
Por fora, o modelo da marca alemã segue o visual bem sucedido adotado na renovação do irmão menor Classe C. No interior, inovação com quadro de instrumentos e painel integrados em uma única tela configurável que vai detrás do volante ao console central, possivelmente a maior da indústria.
A grande novidade, porém, é a evolução dos sistemas de assistência de direção e o Drive Pilot que, segundo a Mercedes, é o próximo passo na estrada para um veículo autônomo.
A até 130 km/h, ele poderá, por exemplo, controlar o volante para mudar até a faixa escolhida pelo motorista, caso ela esteja vazia, mesmo que a marcação das faixas não esteja visível. Radares e sensores identificam veículos e estruturas nas laterais.
"O carro será capaz não só de reconhecer pessoas e situações complexas, mas de se adaptar e se antecipar", explica Dieter Zetsche, presidente mundial da Mercedes. "Sempre um passo a frente da concorrência", provoca.
De fato, o Drive Piloto vai muito além do ACC, oferecido pela marca e seus rivais, que apenas mantém a distância do carro a frente, mesmo quando não é possível ler as faixas, como no Volvo XC90. O equipamento também faz uma série de assistências no volante.
O modelo continua corrigindo escapadas e freando para veículos, obstáculos e pedestres, mas agora identifica trânsito em cruzamentos. Uma câmera será capaz de ler as placas e, se for a configuração escolhida previamente pelo motorista, ajustar a velocidade ao limite.
A tecnologia car-to-x comunication ainda permitirá que os Classe E se comuniquem, trocando informações sobre mapas e as condições da via para tomar decisões e ainda avisar o motorista. "O veículo é capaz de aprender e oferecer a melhor solução", promete Zetsche.
BRASIL
Todas as versões serão equipadas com câmbio automático de nove velocidades. Os motores a gasolina vão do 2.0 quatro cilindros de 184 cv ao seis cilindros de 333 cv.
As opções diesel não chegam ao mercado brasileiro, assim como não há previsão para importar a versão híbrida (potência combinada de 279 cv).
O novo Classe E será lançado no Brasil no segundo semestre. Segundo a Mercedes, as configurações e os preços para o país ainda não estão definidos. O atual parte de R$ 300 mil.
A direção autônoma, que será vendida como um pacote opcional, também não está nos planos.
SKYNET
A evolução dos sistemas que exercem as funções do motorista impressiona. A tecnologia faz a mente viajar em máquinas que pensam como as do filme "O Exterminador do Futuro".
Na famosa franquia estrelada por Arnold Schwarzenegger, elas evoluem tanto que declaram guerra aos humanos. Tudo começa quando a inteligência artificial Skynet é utilizada por militares dos EUA.
Para Erik Brynjolfsson, professor do renomado MIT, pesquisador da área que participou da apresentação da Mercedes, uma revolução das máquinas é, teoricamente, um resultado possível, mas a tecnologia existente hoje ainda está muito distante disso.
"Se preocupar com isso agora e como se preocupar com o excesso de população... em Marte", brinca Brynjolfsson.
*O jornalista viajou a convite da Mercedes-Benz do Brasil

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

APUCARANA 08/12

ÂNGELO RODRIGUES, 70 anos

CALIFÓRNIA
ENACIR MARIA CARDOSO, 53 anos

JANDAIA DO SUL 08/12

MARIA DO ROSARIO DE SOUZA BORGES, 50 anos

MEGA SENA

CONCURSO 1883 · 07/12/2016

16 27 28 47 59 60