Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Consumo de energia no Brasil cai 1,8% em 2015, aponta ONS

Loading...

ECONOMIA

Consumo de energia no Brasil cai 1,8% em 2015, aponta ONS

LUCAS VETTORAZZO
RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - O consumo de energia elétrica recuou 1,8% em 2015, frente ao verificado em 2014, divulgou nesta terça-feira (5) o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico).
O consumo teve queda maior no sistema Sudeste/Centro-Oeste, que concentra 60% da carga demandada pelo país. A queda no ano foi de 3,2%, o mesmo recuo verificado na região Sul.
Nas regiões menos desenvolvidas do país, houve alta na demanda por energia. O Nordeste acumulou alta de 3,2% e o Norte, de 1,7%.
Segundo o ONS, o principal motivo para a queda no consumo no sistema como um todo foi o arrefecimento da atividade econômica, "causada principalmente pelo alto endividamento das famílias e taxas de juros e desemprego elevadas".
O aumento das tarifas de energia e a paralisação da indústria também foram preponderantes para a queda no consumo.
O ONS apura a chamada carga, que é o consumo mais as perdas no sistema. A carga é apurada por meio dos pedidos de energia feitos pelas distribuidoras ao SIN (Sistema Insterligado Nacional), gerido pelo ONS. A medida que percebem aumento da demanda dos usuários, as distribuidoras fazem pedidos ao ONS.
O operador não abre os números por grupo consumidor. Quem faz isso é a EPE (Empresa de Pesquisa Energética), que divulgou na última segunda-feira (4) os dados relativos a novembro.
Em doze meses encerrados em novembro, segundo a EPE, a classe industrial teve recuo de 4,7% em seu consumo. A classe residencial também apurou recuo, de 0,4% no acumulado. O setor comercial (0,9) foi o único que teve aumento no período.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

APUCARANA 03/12

ALTAIR RAIMUNDO DE SOUZA, 46 anos
AMADEU FERNANDES, 58 anos

ARAPONGAS 02/12

DAVI DE SOUZA, 54 anos

MEGA SENA

CONCURSO 1881 · 30/11/2016

03 10 30 44 53 56