Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Entenda o que a Medida Provisória 690 muda no bolso do consumidor

Loading...

SMARTPHONE E TABLET MAIS CAROS

Entenda o que a Medida Provisória 690 muda no bolso do consumidor

Celulares da linha Galaxy de até R$1.500 devem sofrer reajuste. (Foto: Divulgação)

Com a Medida Provisória 690, que entrou em vigor na última sexta-feira (01), os governos estadual e federal aumentaram a carga tributária de alguns produtos eletrônicos como computadores, smartphones, roteadores e tablets (alguns definidos como supérfluos), com o intuito de incrementar arrecadação e equilibrar as contas.

Mas o que isso significa na vida do consumidor? Se você não pretende adquirir nenhum eletrônico a curto prazo, praticamente nada irá mudar, porém, para o consumidor que planeja a aquisição de um eletrônico o aumento de preço pode acabar afetando a escolha da marca e até mesmo o modelo.

Nos últimos anos o Governo Federal zerou as alíquotas do PIS/Cofins, essa medida foi repassada ao consumidor, levando a uma queda considerável de preço desses produtos, causando uma maior inclusão digital.

Os mais afetados com o aumento de preço devem ser os smartphones básicos e intermediários, de valor até R$ 1.500. Os aparelhos top de linha em sua grande maioria são fabricados fora do país, já tendo sofrido reajustes acompanhando a tendência de alta do dólar nos últimos meses.

“Não vou pagar o pato”

Em campanha contra o aumento de impostos e a volta da contribuição provisória sobre movimentação financeira (CPMF), a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) lançou em 2015 a campanha #NãoVouPagaroPato, que coletou mais de um milhão de assinaturas no último trimestre, e o apoio à regulamentação da terceirização, aprovada na Câmara dos Deputados e em discussão no Senado.

“Aumentar ainda mais os impostos e trazer de volta a CPMF vai forçar as empresas a fecharem um grande número de vagas de empregos. Afetará duramente a indústria, o comércio, o setor de serviços e os pequenos empreendedores”, afirma Paulo Skaf, presidente da Fiesp e do Ciesp.

Veja alguns produtos que devem sofrer reajustes

Samsung:

Linha Galaxy

Nokia

Linha Lumia

Motorola

Linha Moto X

Linha Moto G

Sony

Linha Xperia

Asus

Linha Zenfone

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias