MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Prefeitos do interior e do litoral contestam plano de reabertura do governo de SP

Prefeitos do interior e do litoral de São Paulo se mobilizam para contestar o plano de flexibilização da quarentena definido pelo governo estadual. Muitos não concordam com os critérios usados para a inclusão da cidade em uma das três faixas iniciais do p

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 28.05.2020, 11:01:00 Editado em 28.05.2020, 11:08:11
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Prefeitos do interior e do litoral de São Paulo se mobilizam para contestar o plano de flexibilização da quarentena definido pelo governo estadual. Muitos não concordam com os critérios usados para a inclusão da cidade em uma das três faixas iniciais do protocolo de reabertura das atividades econômicas. Algumas cidades já adotaram medidas que contrariam o plano definido pelo governo do Estado.

continua após publicidade

Incluída na faixa 2 do plano de flexibilização do governo estadual, a prefeitura de Birigui, na região noroeste paulista, entrou com ação na Justiça para reabrir o comércio imediatamente. Com 120.192 habitantes, 53 casos positivos de coronavírus, a cidade é a única do Estado com mais de 100 mil habitantes ainda sem óbito pela doença. Na mesma faixa, está a cidade vizinha, Araçatuba, que embora tenha população maior, com 195.874 moradores, registra 127 casos e quatro mortes pelo vírus.

Segundo o prefeito Cristiano Salmeirão (PTB), o município seguiu as regras estaduais da quarentena e entende que já fez sua parte. "Tivemos um impacto gradativo nas atividades produtivas, com um cenário de desemprego acelerado e retração nos setores de serviços, comércio e indústria. Entendemos que Birigui já pode flexibilizar mais neste momento." A cidade é um importante polo calçadista do interior, com produção anual de 56 milhões de pares de calçados, principalmente do segmento infantil.

continua após publicidade

Com a Associação Comercial e Industrial (Acib) e o Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui (Sinbi), a Prefeitura fez um plano próprio de retomada das atividades econômicas. O mandado de segurança contra o governo estadual deu entrada no último dia 22, cinco dias antes do anúncio do plano de flexibilização estadual, e ainda não foi julgado.

"O objetivo é ter reconhecida nossa autonomia para ir além do que o governo está propondo, retomando o comércio e setores produtivos que pararam de produzir em função dos decretos estaduais", disse.

Segundo ele, a retomada será feita sem descuidar das medidas de segurança que têm mantido, até agora, baixos índices de disseminação da doença na cidade. O presidente do sindicato das empresas, Renato Rodrigues, disse que a cidade vive uma situação diferenciada e isso precisa ser levado em conta. "Abrir com responsabilidade é uma opção aos municípios com condições, preparados e com baixo índice da covid para evitar uma crise econômica e social. Temos de preservar os empregos que ainda restam."

continua após publicidade

O prefeito de Registro, Gilson Fantini (PSDB), reagiu ao tomar conhecimento de que a cidade de 56.322 habitantes no Vale do Ribeira permaneceu na fase 1 - a mais restrita - da flexibilização. "O povo vai linchar o prefeito, o (governador) Doria e quem mais aparecer por aqui. Não é culpa nossa se só temos 15 leitos de UTI para uma população regional de 270 mil pessoas. Temos 30 leitos em nosso hospital, mas o governo só licenciou 15 para a covid-19. Se licencia mais cinco, mudávamos de faixa", afirma.

Fantini disse que a cidade está sendo penalizada por ter aplicado mais testes para detectar o vírus. "O batalhão da Polícia Militar mantém uma escola para 120 cadetes aqui, mas a maioria não é de Registro. Só ali foram 90 testes positivos. Mesmo assim, temos 138 casos e cinco óbitos confirmados. Muitas cidades que estão em outra faixa têm situações piores."

Segundo ele, não foi levada em conta a condição de maior pobreza da região, que precisa retomar mais rapidamente a atividade econômica. "Dávamos 150 cestas básicas por mês. Em abril, demos 2 mil, sem ajuda do Estado."

continua após publicidade

Na faixa de Registro, estão cidades da Baixada Santista e da região metropolitana de São Paulo, com incidência muito maior, segundo ele.

A prefeitura de Paulínia baixou decreto na quarta-feira, 27, flexibilizando comércio e alguns serviços a mais do que permite o plano do governo estadual. Mesmo com a cidade na faixa 2 (cor laranja), voltaram a funcionar, por exemplo, barbearias, clínicas de massoterapia e podologia, e salões de cabeleireiro. Com 106.766 habitantes, Paulínia tem 91 casos de coronavírus e uma morte confirmada. Os supermercados, mercearias e pesqueiros foram autorizados a funcionar sem a limitação no atendimento imposta pelo plano estadual.

Baixada

Na Baixada Santista, o conselho que reúne os prefeitos dos nove municípios pediu uma reunião com representantes do Estado nesta quinta-feira, 28, para manifestar insatisfação dos prefeitos por terem permanecido na faixa vermelha, a mais restrita. Segundo o prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), a região tem 15 leitos para cada 100 mil habitantes e quer migrar para a faixa laranja.

"Não dá para deixar a Baixada Santista no vermelho e colocar São Paulo, que é centro da epidemia do coronavírus no País, no laranja. Não faz sentido", diz. De acordo com Barbosa, Santos tem número alto de casos porque faz mais testes.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Prefeitos do interior e do litoral contestam plano de reabertura do governo de SP"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!