MAIS LIDAS
VER TODOS

SEM MUDANÇA

Horário de verão não deve ser retomado em 2023

Área técnica do Ministério de Minas e Energia não vê necessidade de retomar a medida; entenda

Da Redação

·
Horário de verão, que suspenso por decreto desde 2019
Icone Camera Foto por AEN
Horário de verão, que suspenso por decreto desde 2019
Escrito por Da Redação
Publicado em 21.09.2023, 17:04:19 Editado em 21.09.2023, 17:04:09
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Afinal, o Brasil vai retomar o horário de verão? Se depender da área técnica do Ministério de Minas e Energia, não. A pasta avalia que a medida não é mais necessária. O horário de verão foi suspenso por decreto em 2019 e, desde então, deixou de ser adotado no País.

continua após publicidade

-LEIA MAIS: No Dia da Árvore, Apucarana recupera nascente do Rio Pirapó

Segundo a Folha de S. Paulo, o Ministério de Minas e Energia fez a recomendação ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que deve tomar a decisão final. A avaliação é que a situação dos reservatórios e a oferta de fontes renováveis são suficientes para garantir o fornecimento de energia. Além disso, entendem que o comportamento de consumo mudou ao longo do tempo, tornando a medida menos eficaz.

continua após publicidade

De acordo com dados do Operador Nacional do Setor Elétrico (ONS), os níveis dos reservatórios das hidrelétricas devem chegar ao fim deste mês acima de 70% no Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte.

"É importante ressaltar que o período tipicamente seco está próximo do seu encerramento, o que torna os resultados de EAR [energia armazenada na forma de água nos reservatórios] mais relevantes", diz o ONS.

O período em que os relógios eram tradicionalmente adiantados em um hora, e continuavam assim até o mês de fevereiro do ano seguinte, começava em setembro.

O ministério assegurou que o apagão nacional, que atingiu 25 estados e o Distrito Federal em agosto, não foi ocasionado por falta de abastecimento. O MME também avalia que o comportamento de consumo de energia pelos brasileiros mudou, o que tornaria o horário de verão menos eficaz.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Horário de verão não deve ser retomado em 2023"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!