MAIS LIDAS
VER TODOS

Alerta

Estudo mostra que trabalhar sentado aumenta risco de morte prematura

Os cientistas apontam que "ficar sentado é o novo fumar"

Da Redação

·
O estudo foi divulgado na última sexta-feira
Icone Camera Foto por Foto ilustrativa/Pixabay
O estudo foi divulgado na última sexta-feira
Escrito por Da Redação
Publicado em 22.01.2024, 17:19:14 Editado em 22.01.2024, 17:19:17
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Pesquisadores da Universidade Médica de Taipei, em Taiwan, revelaram que as pessoas que trabalham longos períodos sentadas têm maior risco de morte prematura. O estudo foi divulgado na revista Jama Network Open na última sexta-feira (19).

continua após publicidade

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores analisaram as informações de 481.688 indivíduos ao longo de duas décadas, com ênfase na maneira como eles passavam a jornada de trabalho, bem como seus hábitos para manter a saúde física. Os dados foram separados e ajustados por sexo, idade, tabagismo, consumo de álcool e índice de massa corporal (IMC).

Ao longo das duas décadas, 26.257 pessoas registradas no estudo morreram. Entre elas, 15.045 (57%) ocupavam cargos que as faziam passar a maior parte do dia sentadas.

continua após publicidade

- LEIA MAIS: Estudo mostra que alterações climáticas podem gerar superdoenças

Dessa forma, os voluntários que passavam a maior parte da jornada de trabalho sem se movimentar tinham 16% mais risco de sofrer uma morte prematura. O risco de morte por doenças cardiovasculares foi 34% maior para o grupo que permanecia sentado por mais tempo.

As pessoas que levavam uma rotina híbrida – alternada entre estar sentado e não sentado no trabalho – não apresentaram um risco de morte aumentado.

continua após publicidade

O estudo se soma a outros que consideram o sedentarismo como o mais importante problema de saúde da atualidade e, dentro dessa toada, os cientistas têm dito que “ficar sentado é o novo fumar”. Uma maneira de evitar o desenvolvimento de doenças cardíacas e se prevenir contra a morte prematura, segundo cientistas, é praticar pelo menos 15 a 30 minutos de exercícios vigorosos por dia.

Com informações do Metrópoles.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Estudo mostra que trabalhar sentado aumenta risco de morte prematura"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!