MAIS LIDAS
VER TODOS

BRASIL

Desmatamento na Amazônia cai pela primeira vez desde 2017

No entanto, cerca de 11,5 mil Km² da Amazônia Legal foram desmatados. Na prática, a área equivale a duas vezes o tamanho do Distrito Federal

Da Redação

·
Jair Bolsonaro, no entanto, termina o mandato com o maior crescimento de desmatamento na Amazônia Legal
Icone Camera Foto por Igo Estrela / Metrópoles
Jair Bolsonaro, no entanto, termina o mandato com o maior crescimento de desmatamento na Amazônia Legal
Escrito por Da Redação
Publicado em 30.11.2022, 14:52:51 Editado em 30.11.2022, 14:52:49
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Cerca de 11,5 mil Km² da Amazônia Legal foram desmatados entre agosto de 2021 a julho 2022, conforme dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), divulgados nesta quarta-feira (30). Na prática, a área degradada equivale a duas vezes o tamanho do Distrito Federal.

continua após publicidade

Apesar do enorme espaço, houve uma queda de 11% se comparado ao período anterior, agosto de 2020 a julho de 2021. A informação surpreendeu cientistas, uma vez que os alertas indicavam um aumento do desmate na região. Essa é a primeira queda desde 2017.

LEIA MAIS: Fumaça de incêndios ambientais na Amazônia chega ao Paraná

continua após publicidade

Apesar disso, o atual presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (PL), termina o mandato com o maior crescimento de desmatamento na Amazônia Legal em relação à média dos governos anteriores. Segundo o sistema Prodes, o desmate cresceu 59,5% entre 2019 e 2022, em relação aos quatro anos anteriores.

“O regime Bolsonaro foi uma máquina de destruir florestas. Pegou o país com uma taxa de 7,5 mil km² de desmatamento na Amazônia e o está entregando com 11,5 mil km². A única boa notíca do governo atual é o seu fim”, afirma Marcio Astrini, secretário-executivo do Observatório do Clima.

Os dados de 2022 também revelam uma explosão do desmatamento no Amazonas, o único a ter aumento no corte raso neste ano. Foram derrubados 2,6 mil km², um incremento de 13% em relação a 2021. O Pará, mesmo com a redução de 21%, ainda lidera o ranking, com 4,1 mil km² desmatados em neste ano.

continua após publicidade


Sistema

A taxa divulgada nesta quarta-feira (30) é do sistema Prodes, que calcula o dado oficial de desmatamento a cada 12 meses (medidos sempre de agosto de um ano a julho do ano seguinte).

Um outro sistema do Inpe, o Deter, que vigia as motosserras em tempo quase real, produz dados de alertas de desmatamento para orientar a fiscalização (que ficou essencialmente inoperante neste governo).

continua após publicidade


Fonte: Informações do Metrópoles.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Desmatamento na Amazônia cai pela primeira vez desde 2017"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!