MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

De junho para julho, produção industrial apresenta queda de 0,6%

Das 25 atividades industriais pesquisadas, 15 delas obtiveram queda dentro de apenas 1 mês deste ano

Da Redação

·
O IBGE divulgou a pesquisa nesta terça-feira (5)
Icone Camera Foto por reprodução/reuters
O IBGE divulgou a pesquisa nesta terça-feira (5)
Escrito por Da Redação
Publicado em 05.09.2023, 11:14:54 Editado em 05.09.2023, 11:14:47
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

De acordo com a Pesquisa Industrial Mensal- Produção Física, divulgada nesta terça-feira (5) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção industrial brasileira teve queda de 0,6% em julho deste ano.

continua após publicidade

Comparando a julho do ano de 2022, a queda chegou a 1,1%. O setor também apresenta queda acumulada de 0,4% neste ano. Em 12 meses, a indústria apresenta estabilidade.

- LEIA MAIS: Alunos de robótica participam de atividade extraclasse em Apucarana

continua após publicidade

“Com esses resultados, o setor industrial se encontra 2,3% abaixo do patamar pré-pandemia, ou seja, fevereiro de 2020, e 18,7% abaixo do nível recorde alcançado em maio de 2011”, destaca o pesquisador do IBGE André Macedo.

Em 15 das 25 atividades industriais pesquisadas, apresentam queda na produção na passagem de junho para julho de 2023. Os recuos principais foram observados nos ramos de veículos automotores, reboques e carrocerias (-6,5%), indústrias extrativas (-1,4%), equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (-12,1%) e máquina e equipamentos (-5%).

Em contrapartida, 9 atividades tiveram elevação na produção, com destaques os produtos farmoquímicos e farmacêuticos (8,2%), produtos alimentícios (0,9%) e coque - combustível sólido obtido a partir da destilação destrutiva do carvão mineral - produtos derivados de petróleo e biocombustíveis (0,7%).

continua após publicidade

- Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp

Após análise das 4 grandes categorias econômicas industriais, 3 obtiveram queda de junho a julho: os bens de capital, isto é, as máquinas e equipamentos utilizados no setor produtivo (-7,4%), os bens de consumo duráveis (-4,1%) e os bens intermediários, ou seja, consumos industrializados usados no setor produtivo (-0,6%). E ainda, apenas os bens de consumo semi e não duráveis tiveram aumento no período (1,5%).

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "De junho para julho, produção industrial apresenta queda de 0,6%"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!