MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Dados sobre Brasil chegam a ficar fora do ar do site da Johns Hopkins

Informações sobre o Brasil deixaram de aparecer no site da Universidade Johns Hopkins, referência em estatísticas globais da pandemia da covid-19, por um período na tarde deste sábado, 6, mas depois voltaram à plataforma. O Brasil segue aparecendo como te

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 06.06.2020, 21:05:00 Editado em 06.06.2020, 21:11:32
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Informações sobre o Brasil deixaram de aparecer no site da Universidade Johns Hopkins, referência em estatísticas globais da pandemia da covid-19, por um período na tarde deste sábado, 6, mas depois voltaram à plataforma. O Brasil segue aparecendo como terceira nação com mais óbitos pela doença e está em segundo lugar como País com mais casos confirmados de coronavírus.

continua após publicidade

A ausência dos dados aconteceu no dia em o portal oficial do Ministério da Saúde sobre a pandemia deixou de divulgar o número total de casos confirmados e óbitos pela doença, informando apenas os que foram registrados nas últimas 24 horas, além do número de recuperados.

O site brasileiro chegou a ficar fora do ar nesta sexta e em grande parte do sábado e, quando os dados voltaram, vieram somente os registros de 24 horas, sem o histórico da evolução da covid-19 no Brasil.

continua após publicidade

Na plataforma, a instituição americana disponibiliza informações com os dados oficiais divulgados diariamente pelo Ministério da Saúde e, a partir deles, posiciona o País em um ranking de nações afetadas.

O jornal O Estado de S. Paulo procurou a Johns Hopkins para saber o motivo da saída dos dados brasileiros do ar, mas a universidade não retornou o contato da reportagem.

O Ministério da Saúde quer recontar as mortes por covid-19 no País, sob o argumento de que haveria óbitos a mais, ocorridos por outras doenças, mas erroneamente registrados como coronavírus.

continua após publicidade

Na avaliação da cúpula da pasta, Estados e municípios estariam manipulando informações para se beneficiarem de recursos do governo federal. A possibilidade de recontagem provocou reação de entidades.

O presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Alberto Beltrame, afirmou que há uma tentativa "autoritária, insensível, desumana e anti-ética" de dar invisibilidade aos mortos pelo coronavírus.

Sobre a plataforma

continua após publicidade

O site da Johns Hopkins é um repositório de fontes internacionais utilizadas como base para compilar os dados dos países. O painel indica que a plataforma do Ministério da Saúde vinha sendo utilizada como fonte principal para inserções sobre o Brasil.

O levantamento da Universidade John Hopkins é disponibilizado por meio do Centro de Recursos do Coronavírus desenvolvido pela instituição, que está localizada em Baltimore, nos Estados Unidos. Os dados são utilizados mundialmente como fonte para pesquisadores e meios de comunicação.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Dados sobre Brasil chegam a ficar fora do ar do site da Johns Hopkins"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!