MAIS LIDAS
VER TODOS

saúde

Catarata: entenda o embaçamento da lente natural do olho

Dr. Daniel Kamlot tira dúvidas sobre o diagnóstico e o tratamento da catarata

Da Redação

·
Cerca de um quarto dos brasileiros com 50 anos  têm catarata
Icone Camera Foto por Freepik
Cerca de um quarto dos brasileiros com 50 anos têm catarata
Escrito por Da Redação
Publicado em 29.04.2023, 10:24:48 Editado em 29.04.2023, 10:24:49
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Cerca de um quarto dos brasileiros com 50 anos ou mais têm catarata, o que significa que mais de 14 milhões de pessoas vivem com o problema no país. É o que revela pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz integrada a uma rede internacional sobre as doenças mais frequentes no envelhecimento. Apesar de muito comum, a condição ainda é negligenciada, forçando alguns pacientes a conviver com dificuldades de visão que poderiam ser solucionadas com tratamentos modernos.

continua após publicidade

O oftalmologista Dr. Daniel Kamlot explica que a catarata é uma opacidade no cristalino, a “lente natural” que temos dentro de nossos olhos. Essa lente, como detalha o médico, precisa ser transparente para permitir a passagem de luz. No entanto, com o passar dos anos, o cristalino vai envelhecendo e se calcificando, o que o torna opaco. A consequência disso é que, aos poucos, a visão vai ficando embaçada — o que prejudica a qualidade de vida do paciente.

“Com a idade, todos os seres humanos começam a desenvolver catarata”, pontua Dr. Daniel. No entanto, ele também lembra que outras circunstâncias, como o uso de corticoides a longo prazo ou traumas e inflamações oculares também podem antecipar o surgimento da doença. Pacientes diabéticos sem tratamento adequado também correm maior risco de desenvolver o problema precocemente.

continua após publicidade

O diagnóstico da catarata, de acordo com o oftalmologista Dr. Daniel Kamlot. pode ser feito em consulta médica, com a avaliação da acuidade visual do paciente por meio de um exame comum. “Quando vemos que existe uma visão embaçada mesmo com o uso de óculos, fazemos esse exame”, diz o especialista. “Numa consulta de rotina com oftalmologista já é possível detectar a catarata”.

O único tratamento para a deterioração do cristalino, atualmente, é uma cirurgia chamada facectomia com implante da lente intraocular. “Ela permite que o paciente troque o cristalino sujo por uma lente artificial limpa”, detalha o médico. Ao mesmo tempo, o procedimento também é eficaz para reduzir o grau e a dependência dos óculos.

Após a cirurgia, a catarata não volta, já que o paciente passa a viver com uma lente artificial. Essa estrutura, no entanto, pode eventualmente precisar de um tipo de polimento para se manter em perfeito estado. “É muito importante conversar com o paciente sobre a escolha das lentes intraoculares. Hoje, a cirurgia é segura e eficaz não só para tirar o cristalino e trocar por uma lente translúcida, e também tentar diminuir outros problemas visuais”, ressalta o médico.


GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Catarata: entenda o embaçamento da lente natural do olho"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!