MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Nova ferramenta ajuda combater incêndios no Paraná

A polícia e os bombeiros do Paraná estão utilizando uma nova ferramenta para auxiliar no combate a incêndios. É o “bambi bucket”, uma espécie de balde que lança água a partir da aeronave, uma opção a mais nas ocorrências de incêndio ambiental, em apoio ao

Da Redação

·
Nova ferramenta para combate de incêndios utilizada pelos bombeiros. Foto: Assessoria
Icone Camera Foto por Reprodução
Nova ferramenta para combate de incêndios utilizada pelos bombeiros. Foto: Assessoria
Escrito por Da Redação
Publicado em 23.08.2017, 13:21:00 Editado em 23.08.2017, 13:28:43
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A polícia e os bombeiros do Paraná estão utilizando uma nova ferramenta para auxiliar no combate a incêndios. É o “bambi bucket”, uma espécie de balde que lança água a partir da aeronave, uma opção a mais nas ocorrências de incêndio ambiental, em apoio ao Corpo de Bombeiros e Defesa Civil.

continua após publicidade

“É uma operação complexa e praticamente inédita aqui na Polícia Militar do Paraná”, afirma o tenente João Paulo de Toledo Lazaroto, oficial do Batalhão da PM de Operações Aéreas (BPMOA).

A primeira utilização operacional do equipamento pela polícia do Paraná ocorreu em apoio ao 6º Grupamento do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil no Morro Araçatuba, em Tijucas do Sul (Região Metropolitana de Curitiba), onde houve um incêndio ambiental de grandes proporções no final do mês de julho.

continua após publicidade

Na ocasião, o helicóptero do BPMOA também foi usado para suporte logístico das equipes de combate, transportando água, alimentação, ferramentas, bombas costais e bombeiros para os locais de combate. “Só o equipamento contra incêndio não resolve. Ele complementa a operação dos bombeiros. A utilização do aparelho de forma eficaz na operação do Araçatuba contribuiu para concretizar uma doutrina formal, que é possível e viável. É mais uma possibilidade de atuação no suporte aéreo às equipes no Paraná”, diz o tenente Lazaroto.

Treinamento
Nas últimas semanas, os policiais e bombeiros militares do BPMOA passaram por um treinamento específico para operar com o equipamento, para que todos estejam preparados em termos logísticos e técnicos em novas situações. “Esse tipo de operação pode ocorrer em locais nos quais haja um ponto de captação de água bem próximo: no máximo a cinco minutos de distância do local do incêndio. Mais do que isso, torna a utilização ineficiente”, explica o tenente Lazaroto.

O voo precisa ser adaptado para esse uso específico. Além do piloto, apenas mais um tripulante é transportado, além do equipamento, que pesa cerca de 40 quilos e, cheio, pode carregar até 540 litros – praticamente 600 quilos a mais na aeronave: são condições que alteram a maneira de pouso e performance da aeronave. Os demais membros da equipe permanecem em solo para fazer a coordenação com a equipe de bombeiros no local e calcular fatores como vento e direção: parte fundamental para o sucesso da ação. 

continua após publicidade

“A operação de combate a incêndio é uma missão planejada, não uma emergência: previamente, é feito um estudo de caso para verificar necessidade e possibilidade do uso”, diz o tenente. Também é necessário levar um caminhão de abastecimento de combustível.

O “bambi buchet” é um equipamento muito utilizado em países com maior incidência de incêndios ambientais, como Portugal e Canadá, que são referência nesse quesito. Vários estados brasileiros também utilizam-no.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Nova ferramenta ajuda combater incêndios no Paraná"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!