MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Pescadores se mobilizam contra usina hidrelétrica no Rio Ivaí

Na última segunda-feira, a Comissão de Obras Públicas, Transportes e Comunicação, da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) aprovou a autorização do legislativo para a construção de 18 empreendimentos hidrelétricos de geração de energia no estado, inclus

Da Redação

·
Alep autorizou criação de usina hidrelétrica no Rio Ivaí. Foto: Tribuna do Norte
Icone Camera Foto por Reprodução
Alep autorizou criação de usina hidrelétrica no Rio Ivaí. Foto: Tribuna do Norte
Escrito por Da Redação
Publicado em 16.08.2017, 13:43:00 Editado em 16.08.2017, 14:00:09
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Na última segunda-feira, a Comissão de Obras Públicas, Transportes e Comunicação, da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) aprovou a autorização do legislativo para a construção de 18 empreendimentos hidrelétricos de geração de energia no estado, inclusive, uma Pequena Central Hidrelétricas (PCH) no Rio Ivaí, entre os municípios de Jardim Alegre e Grandes Rios. O empreendimento, que já foi alvo de duas audiências públicas nos municípios envolvidos, está mobilizando pescadores e moradores ribeirinhos, principais críticos ao projeto. 

continua após publicidade

Marildo Oliveira, coordenador da ONG Patrulha Ambiental do Rio Ivaí, afirma que nos próximos dias 50 famílias de pescadores vão se reunir com o promotor de Justiça do Núcleo de Recursos Hídricos do Centro de Apoio Operacional das Promotorias (CAOP), Robertson Fonseca de Azevedo, para definir as próximas ações para barrar a construção da PCH. 

“Ainda não definimos a data, pois também queremos agendar a participação da Frente Parlamentar em Defesa dos Atingidos por Barragens”, relata Oliveira.
O presidente da Patrulha Ambiental, André Faian Delfino, destaca que os ribeirinhos e pescadores não foram ouvidos. 

continua após publicidade

“Os deputados conversaram apenas com a turma que mora na cidade para aprovar o projeto. Quem conhece o rio são os ribeirinhos e os pescadores e não foram consultados”, enfatiza Delfino. 

Valdir Batista, presidente da colônia Z 17, lembra que caso a barragem seja construída vai afetar as 50 famílias de pescadores que moram desde o ponto onde a usina será construída até a localidade de prainha, em São João do Ivaí. 

“Constrói a represa e o rio morre, o Ivaí já está agonizando. Prova disso, é que em 70 dias sem chuva onde o fundo chega a dois metros já baixou 1,05 metro. Se a barragem já tivesse sido construída, o leito lá no Porto já estaria seco”, comenta Batista. 

continua após publicidade

O empreendimento da Rafitec S/A, de Xaxim/SC, possui uma cota de intenção de outorga da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e aprovação da população dos dois municípios para elaborar o projeto básico da PCH Coqueiro. 

Aprovação
Em audiência pública realizada há menos de um mês nos municípios de Jardim Alegre e Grandes Rios, um dos diretores da PCH Coqueiro, Neimar Brusamarello defendeu o projeto alegando que o empreendimento no Rio Ivaí é de baixo impacto ambiental, pois não desloca as famílias de suas terras. 

“A área de reservatório será de 259 hectares, sendo 180 hectares do próprio leito do rio e 79 hectares fora do leito. A inundação será apenas na beira do rio e em área que se encontra degradada. Acredito que com o projeto finalizado a área será de menos de 50 ha”, explicou Brusamarello. 

Ele também relatou que projeto vai prever reflorestamento de 30 a 50 metros no entorno da área do reservatório. 

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Pescadores se mobilizam contra usina hidrelétrica no Rio Ivaí"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!