Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Pilates promove força e resistência

Loading...

SAÚDE

Pilates promove força e resistência

Atividade promove relaxamento, bem-estar, eleva a autoestima, além de aumentar a flexibilidade. Foto: TNOnline

Mesmo visto por muitas pessoas com uma atividade apenas de alongamento, o Pilates tem como principal objetivo trabalhar a mente para esculpir o corpo. A fisioterapeuta Mariana Carvalho, de Apucarana, explica que a modalidade é uma associação de treinamento de força e flexibilidade muscular.

“As aulas proporcionam a reeducação corporal, resistência muscular, desenvolvimento do equilíbrio e coordenação motora, controle respiratório, alívio das dores musculares, controle da ansiedade e estresse, além de promover relaxamento, bem-estar, elevar a autoestima, aumentar a flexibilidade e melhorar o desempenho em corridas”, explica Mariana.

Para que o praticante alcance todo os benefícios do método, a fisioterapeuta diz que é preciso seguir alguns fundamentos princípios básicos, como a centralização, controle, concentração, fluidez, precisão e respiração. “Com a prática e aplicação correto de todos os princípios do Pilates todos os praticantes podem alcançar o completo controle do corpo”, ressalta Mariana.

Power House
Segundo a fisioterapeuta Sara Alves Melo Folk, o controle corporal é alcançado através da ativação do Power House, capacidade de coordenar a mecânica respiratória do músculo diafragma com a união dos músculos abdominais, multífidos e períneo. 

“Uma vez ativado é possível obter o total controle corporal. Realizando com baixo impacto e menos repetições, os exercícios proporcionam menos desgastes nas articulações e músculos, mais segurança e menos riscos de lesões na coluna”, acrescenta Sara.

De acordo com Joseph Humbertus Pilates, criador do Pilates, o controle do Power House seria a fonte de energia de todo o corpo, necessitando do equilíbrio entre as cadeias musculares anterior e posterior. “O Pilates pode ser realizado em qualquer idade, sendo necessária uma avaliação postural inicialmente, para verificar as disfunções ou desordens, para corrigi-las durante a aplicação do método”, reforça Sara. 

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias