Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Conhecidas pelas novelas, Globo e Televisa disputam liderança na América Latina. Afinal, quem é a maior?

Loading...

POTÊNCIAS LATINO-AMERICANAS

Conhecidas pelas novelas, Globo e Televisa disputam liderança na América Latina. Afinal, quem é a maior?

No comparativo dos dois maiores grupos de mídia da América Latina. Quem ganha? (Foto: Montagem TNOnline)

Brasileiros e mexicanos tem algo indiscutível em comum: a paixão por novelas. Faz parte do dia-a-dia o habito de assistir novelas. Quem nunca copiou o cabelo do galã ou da mocinha? Ou incorporou em seu vocabulário o bordão da novela do momento? No México não é muito diferente.

Mesmo com a mudança na forma de se consumir conteúdo com o advento das redes sociais e a facilitação do acesso à TV a Cabo, os brasileiros e mexicanos ainda se interessam por uma boa novela.

Com 5 exibições inéditas diárias, a Televisa é nitidamente a maior produtora de novelas em todo o mundo. Já no quesito qualidade de produção, claramente a TV Globo se destaca, tendo ganho diversos prêmios Emmy nos últimos anos.

Justamente esse prêmio causou discussão entre os fãs de ambas as emissoras. A TV brasileira foi acusada pelos telespectadores mexicanos de ‘barrar’ a Televisa da premiação, devido ao fato da TV Globo ser uma das patrocinadoras do evento. Acusação que jamais foi comprovada.

Não é um canal

Ao contrário do que muitos brasileiros acham, a Televisa não é o nome de uma emissora e sim de uma empresa de grupo de mídias. Os canais da TV aberta comandada pela empresa são o Canal de Las Estrellas, Canal 5, Gala TV e o canal de notícias FOROtv. Além dos canais a Televisa possui inúmeros outros negócios, assim como a TV Globo. Falaremos mais sobre isso ao longo do texto.

Exportação de novelas

Thalia, protagonista da novela Maria do Bairro, exportada para mais de 180 países. (Foto: Divulgação)

A Fábrica de Sonhos — como é conhecido os estúdios da Televisa, adota a produção em série para novelas. Outro fator que contribui, e muito, a favor dos mexicanos é a língua. Sem necessidade de dubladores fica mais fácil aceitar a atuação dos atores.

Algumas novelas da Televisa fizeram muito sucesso no Brasil. Rebeldes, Carrossel, A Usurpadora e Maria do Bairro são exemplos frescos na memória do telespectador. Se aqui conseguiram se destacar, no exterior não foi diferente. As novelas mexicanas superam, e muito, as brasileiras no número de vendas para países.

Um exemplo é a novela Maria do Bairro, vendida para mais de 180 países. A título de comparação o maior sucesso brasileiro de exportação, a novela Avenida Brasil, foi vendida para 106 países. Nesse quesito a balança pende para o lado mexicano. Ponto para o México.

Qualidade de produção

O fato de exportar menos do que o México tem uma explicação: A exigência por qualidade. Diferentemente da Televisa, que opta por orçamento mais baixo e textos estrangeiros, a TV Globo aposta em uma composição mais elaborada, que demanda mais investimento, além de textos brasileiros. Se o leitor torceu o nariz para esse fato, veja a imagem abaixo e note algo diferente nela.

Cena da novela A Lei do Amor. (Foto: Reprodução/TV Globo)

Notou? Não? Saiba que a imagem acima, parte da cena exibida na novela A Lei do Amor, foi toda feita em computação gráfica. Isso é um exemplo de como a TV Globo investe na qualidade de suas produções (veja o vídeo abaixo do making of da cena).

Recentemente a emissora americana CW comprou da emissora brasileira o texto da série ‘Como Aproveitar o Fim do Mundo’ e produziu sua versão local chamada de ‘No Tomorrow’. Ponto para o Brasil.

Grupo Globo e Grupo Televisa

Duas potências de mídias, ambos os conglomerados acumulam diversas empresas. Diferente da Globo, a Televisa diversificou seus negócios para outros segmentos, como futebol.

Considerado o maior conglomerado de comunicação do Brasil, o Grupo Globo é dona de empresas da área de publicação de livros e revistas, rádio, portal de internet, jornais, cinema, gravadora musical e TV paga. O Grupo Globo é a única empresa brasileira presente no ranking das maiores organizações de mídia do mundo, feito pela Zenith Optimedia. 

Estádio Azteca, de propriedade do Grupo Televisa. (Foto: Divulgação)

O Grupo Televisa, também presente no ranking, possui negócios nas áreas de cinema, licenciamento de produtos, portal de internet, publicação de livros e revistas, gravadora musical, TV paga, além de ser dona de três times de futebol e do Estádio Azteca.

Afinal, quem é a maior?

Com tamanhos similares, área de atuação parecida e abrangência semelhante fica difícil dizer quem é a maior. Uma coisa é fato: eles são únicos. Apenas dois grupos de mídias de países emergentes se destacam perante as organizações de mídia de países de primeiro mundo. E eles são a Globo e Televisa

Em termos de faturamento é possível definir quem é maior. No ranking da Zenith Optimedia, que citamos acima, a Televisa aparece em 18° lugar, enquanto a Globo aparece em 17°. Em 2016 o grupo brasileiro faturou 15,3 bilhões reais, enquanto o grupo mexicano, em dados de 2014, faturou 14,5 bilhões de reais.

Já no comparativo de tamanho de emissoras de TV, os brasileiros também se saem melhor. A emissora tupiniquim é considerada em diversos rankings como a segunda maior emissora do mundo, atrás apenas da americana ABC.

Baseados nesses dados a vitória é do Brasil. Concorda leitor? 

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias