MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Enciclopédia Barsa: Relembrada com carinho pelos adultos e desconhecida pelos mais jovens

Uma coleção de livros de capa dura, com diversas páginas e volumes, distribuídas em edições que servia de única fonte de conhecimento para estudantes e pesquisadores. Para os mais velhos é tido como o Google da época, para as crianças e adolescentes da at

Da Redação

·
Enciclopédia Barsa, foi publicada pela primeira vez em 1964. Foto: TNOnline
Icone Camera Foto por Reprodução
Enciclopédia Barsa, foi publicada pela primeira vez em 1964. Foto: TNOnline
Escrito por Da Redação
Publicado em 21.06.2017, 13:12:00 Editado em 21.06.2017, 14:22:26
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Uma coleção de livros de capa dura, com diversas páginas e volumes, distribuídas em edições que servia de única fonte de conhecimento para estudantes e pesquisadores. Para os mais velhos é tido como o Google da época, para as crianças e adolescentes da atualidade é apenas um nome, que chega a ser confundido com a equipe de futebol onde joga Neymar.

continua após publicidade

A enciclopédia Barsa marcou o conhecimento de diversas gerações, contribuindo no aprendizado dos jovens, em desenvolvimento de artigos e até mesmo no dia-a-dia. Antes peças indispensáveis, hoje em sua maioria são relegadas a artigos de decoração ou muitas vezes tratado, infelizmente, como produto de descarte e sem valor.

Em seus áureos tempos era considerada somente ao alcance das casas mais abastadas ou de colégios particulares. Uma coleção da enciclopédia chegava a custar até R$ 10 mil. Hoje, pode ser encontrada em sites e sebos por preços que partem dos R$ 50.

continua após publicidade

Criada por Dorita Barrett, herdeira da família dona Enciclopédia Britânica — coleção de livros enciclopédicos que circularam por 244 anos até o fim da edição impressa em 2012 — recebeu o nome de Barsa por uma simples combinação de sobrenome de sua idealizadora, Dorita Barrett (Bar) e seu marido, Aflredo de Almeida Sá (Sa).

Sua primeira edição foi lançada em 1964 e contou com textos de grandes nomes da comunidade intelectual brasileira, como Jorge Amado e Oscar Niemeyer.

Após quase 5 décadas se reinventou no início dos anos 2000, entrando no então quase desconhecido mundo digital. Essa nova versão continha em CDs fotos, filmes e animações 3D. Considerado inovador à época, a Barsa 2000 foi sucesso em vendas, mesmo com o preço elevado da coleção.

continua após publicidade

Como outras enciclopédias mundo afora, a Barsa foi engolida pelo Google, que viria a se torna um gigante da internet, e pelas inovações que vieram posteriormente, como o smartphone. Com a facilidade de acesso à informação literalmente na palma da mão pesquisar em livros pesados se tornou algo antiquado e ilógico.

Além da competição da Internet, a manutenção e o espaço ocupado pelos 18 volumes compostos em uma coleção contribuiu para a balança pender para o lado dos buscadores digitais.

Enciclopédia Barsa: Relembrada com carinho pelos adultos e desconhecida pelos mais jovens
Foto por Reprodução

DESCONHECIDA PELA NOVA GERAÇÃO

continua após publicidade

As crianças e adolescentes de hoje nem sequer associam o nome a enciclopédia que marcou gerações. “Meus filhos acham engraçado quando conto que a Barsa era o que tínhamos de mais moderno para pesquisas na escola”, afirma a empresária Juliana Lopes, mãe de dois adolescentes.

“Era algo valioso na minha época assim como o telefone fixo, era considerado rico ou muito bem de vida quem tivesse uma coleção dessa. Hoje uso como objeto de decoração da minha casa, não vou me desfazer, pois é parte da minha história”, completa a empresária.

continua após publicidade

Já Antônia Lopes, de 12 anos, afirma que não vê necessidade de consultar livros se encontra tudo que precisa na internet. "Minha mãe me incentiva a ler livros, mas não me vejo fazendo pesquisas em livros pesados. Além de demorado eles são complicados de carregar, é muito melhor pesquisar online".

ADAPTAÇÃO AOS NOVOS TEMPOS

Em 2012 após o anúncio do fim da versão impressa da Enciclopédia Britânica, a editora detentora da Barsa, afirmou que continuaria a publicar sua edição impressa, com expectativa de venda de 70 mil exemplares para aquele ano.

Apesar do mundo digital ser predominante nos dias de hoje, ainda é possível adquirir a coleção da Barsa. A editora responsável pela publicação, mantém a coleção a venda e atualizada. Diferente da época em que um vendedor ia até sua casa oferecer o produto, ele agora é encontrado em lojas virtuais nas versões Clássica e Luxo, ambas com 18 volumes de informação além de um site atualizado diariamente pela empresa detentora da enciclopédia.

A enciclopédia Barsa conseguiu algo que poucas fontes de ampla informação conseguiram ao longo de sua trajetória: Credibilidade. E isso mantém vivo o saudosismo na mente dos mais velhos, que em muito aprenderam com o conhecimento ali escrito por personagens intelectuais de extrema importância na história brasileira.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Enciclopédia Barsa: Relembrada com carinho pelos adultos e desconhecida pelos mais jovens"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!