Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Você sabia que houve um rumor de um parque da Disney no Brasil?

Loading...

DISNEYLAND BRAZIL

Você sabia que houve um rumor de um parque da Disney no Brasil?

Foto: Divulgação

Em meados de 2008 um rumor, que não se sabe a origem, se espalhou como pólvora pela web. Diferentemente de hoje em dia, em que rapidamente um “fake news” é desmentido dentro das redes sociais ou fora dela, através de sites renomados que dissecam a notícia comprovando sua veracidade ou não, esse rumor permaneceu ecoando pelos confins da internet por uns bons anos, levando a própria Disney na época a desmentir o boato.

A internet de alguns anos atrás facilitavam, e muito, que um boato tivesse ares de verdade para a maioria pois, não havia nenhuma grande rede social que permitisse que fosse desmentido. Provavelmente você pode ter lembrado do Orkut. Bem, quando o brasileiro engatinhava e tentava entender como funcionava essa novidade, o Orkut era mais uma versão centralizada dos blogs pessoais.

Bem, vamos à história: A The Walt Disney Company tinha planejamento de se expandir pela América do Sul, se utilizando do Brasil como base estratégica para tal. Além de um parque viriam também as sedes da Rádio Disney e do Disney Channel Brasil, além das transmissões da rede de canais HBO e o centro de distribuição da Buena Vista/Walt Disney Pictures do Brasil. A programação para implementação era de alguns anos.

Resumidamente era esse o rumor dá época. A faísca da pólvora foi o alvoroço causado pela possibilidade da construção de um parque temático, que já tinha até nome: DisneyLand Brazil. Ele seria construído na Zona Norte de Curitiba, tendo uma isenção de impostos de 40 anos.

Porque Curitiba? O rumor, bem fundamentado por sinal, dizia que a capital paranaense havia sido escolhida após uma grande pesquisa que constatou, de acordo com o boato, que Curitiba está localizada em uma região geograficamente estratégica do Mercosul. Relativamente próximo à São Paulo e Rio de Janeiro e não tão longe de Argentina, Chile e Uruguai a capital do Parana era considerada chave para o projeto. Além de ser próximo ao porto de Paranaguá, permitindo num futuro próximo a realização de cruzeiros do Grupo Disney.

No primeiro boato, em 2008, o texto informava que o parque seria inaugurado em 2013. A segunda versão do rumor, de 2010, dizia que o Grupo Disney pretendia iniciar as atividades em 2016, juntamente com as Olimpíadas do Rio.

Uma espécie de “versão 2.0” do rumor de 2010 apresentou algumas mudanças, como a alteração de local. O texto dizia que executivos estavam no Brasil buscando, entre o Rio de Janeiro e São Paulo, o local ideal para construir o complexo que seria uma mescla de Orlando com a EuroDisney, contando inclusive com hotéis. O interesse pelo local, diz o texto, era por conta da construção do trem-bala Rio-São Paulo.

O rumor de 2010 levou a Disney a desmentir a notícia na época, afirmando que não tinha intenção de construir um parque temático no Brasil nem na América do Sul. 

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias