Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Menopausa e seus mitos: desmistificamos alguns fatos para você passar melhor esse período

Loading...

SAÚDE

Menopausa e seus mitos: desmistificamos alguns fatos para você passar melhor esse período

Foto: Reprodução

Após passar dos 45 anos de idade, todas as mulheres estão sujeitas a terrível menopausa. Ou melhor, o climatério. Por se tratar de algo que acaba condenando a mulher a viver alterações hormonais terríveis muito se fala do assunto, criando mitos, ou seja, criando mentiras em torno de um momento tão delicado da vida de qualquer mulher.

Abaixo nos listamos os principais mitos dessa fase.


1 – OS SINTOMAS SÓ COMEÇAM APÓS OS 50 ANOS

Foto: DREAMSTIME

Antes de falar do assunto, precisamos definir que MENOPAUSA se trata da última menstruação propriamente dita da mulher. O que se passa dali em diante podemos chamar de CLIMATÉRIO. Período esse que os sintomas tendem a se intensificar.

O que se sente na oscilação hormonal, começa bem antes do climatério em si, eles começam na pré menopausa, cerca de 5 a 3 anos antes do período, sendo seu principal sintoma a irregularidade menstrual, onde a mulher nunca sabe quando irá menstruar, bem como dores nas mamas e também os famosos ‘calorões’.


2 – NÃO SE ENGRAVIDA DEPOIS DA MENOPAUSA

Foto: Reprodução

Mais uma vez falamos aqui da última menstruação. A mulher só pode se considerar no climatério quando há um ano desde a menopausa. Ou seja, se no período de um ano não haver menstruação, não há possibilidade de engravidar, mas caso ainda esteja no período de irregularidade pode ocorrer a ovulação e consequentemente a fertilização.

O recomendado é que caso não queira ter filhos, a mulher se proteja nos atos sexuais durante o primeiro ano da menopausa.


3 – A ALIMENTAÇÃO NÃO INFLUENCIA NA MENOPAUSA

Foto: Reprodução

O maior erro de todas as mulheres que estão entrando nesse período é achar que o que ela come, não pode alterar seus hormônios. Nesta fase da vida dela, é importante introduzir uma alimentação rica em vitaminas C, D3, E, zinco, selênio, ácido fólico e cálcio.

Tomar leite desnatado, castanhas, legumes e frutas cítricas são bastante indicados. Além disso, recomenda-se a suspensão de açúcares e gorduras, bem como a diminuição do álcool e cafeína, como chás e o próprio café.


4 – A MENOPAUSA PODE SER RETARDADA

Foto: Reprodução

As funções hormonais no corpo da mulher vêm de sua genética, ainda não foi inventado pela ciência nenhum tipo de medicamento que altere isso. Apesar de haver terapias de reposição hormonal, atrasar o início da menopausa é algo geneticamente impossível.


5 – NÃO HÁ NADA ALÉM DE TERAPIA HORMONAL QUE AJUDE

Foto: Reprodução

O maior mito de todos é a mulher achar que não precisa mais de cuidar depois de certa idade. Na realidade, é justamente nessa época que a mulher precisa se exercitar mais, comer melhor e levar uma vida mais regrada.

A terapia hormonal, que não é indicada a todas as mulheres é uma alternativa, porém com a perda de muitos nutrientes nessa época, é necessário a ingestão de vitaminas e suplementos relacionados, o que pode ajudar a mulher enfrentar melhor essa fase.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias