Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Restos mortais de outras pessoas são encontrados em caixão de ex-presidente

Loading...

MISTÉRIO NA POLÔNIA

Restos mortais de outras pessoas são encontrados em caixão de ex-presidente

Imagem de arquivo da cerimônia fúnebre do ex-presidente polaco Lech Kaczynski - Foto: Ulisses Iarochinski

Autoridades da Polônia encontraram no caixão do ex-presidente Lech Kaczynski,  que morreu num acidente aéreo em 2010, os restos mortais de outras pessoas. Além disso, as urnas funerárias de outras 11 vítimas na mesma tragédia contêm partes de outros cadáveres.

O acidente aéreo aconteceu a 10 de abril de 2010. O avião Tupolev-154, que que fazia a ligação entre Varsóvia e Smolensk (Rússia), caiu nos arredores da cidade russa. Além do Presidente Lech Kaczinski e da sua mulher, morreram vários outros ocupantes de importantes cargos públicos na Polônia: os principais chefes das Forças Armadas, o presidente do banco central, o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros, Andrzej Kremer, o vice-presidente do Parlamento, o líder da casa Civil e o chefe do Comité Olímpico.

As conclusões da investigação sobre o acidente dão conta que a causa foi um erro humano. No entanto, a população da Polônia sempre ficou dividida em relação ao desfecho do caso. Muitos ficaram com dúvidas, principalmente o irmão gêmeo do presidente, Jaroslaw Kaczynski, líder do partido da Lei e Justiça, que assumiu  a chefia da procuradoria e ordenou a reabertura da investigação.

Troca de corpos em 12 caixões
Na quinta-feira (1), o vice-procurador-geral da Polônia confirmou que em 12 dos 24 caixões abertos havia trocas de restos mortais. Na urna do arcebispo Miron Chodakowski estava apenas metade do seu corpo, sendo a outra metade de um general e bispo militar Tadeusz Plosk, especificou Marek Pasionek. No.caixão do general Bronislaw Kwiatkowski estavam 14 partes de corpo de outras sete pessoas. A Rússia ainda não se pronunciou sobre o assunto.

Com informações do Diário de Notícias, de Portugal

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias