MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Justiça se pronuncia a favor e Taiwan aprova casamento gay

A principal esfera da Justiça de Taiwan decidiu que a lei atual do casamento da ilha vai contra a sua "Constituição". Legisladores têm agora até 2 anos para que redigir uma nova lei que possibilite aos casais do mesmo sexo se casarem. Entretanto, mesmo an

Da Redação

·
Sun Wenlin e seu parceiro Hu Mingliang realizam uma simbólica cerimônia de casamento em Changsha, na China Central - Foto: CFP
Icone Camera Foto por Reprodução
Sun Wenlin e seu parceiro Hu Mingliang realizam uma simbólica cerimônia de casamento em Changsha, na China Central - Foto: CFP
Escrito por Da Redação
Publicado em 01.06.2017, 22:18:00 Editado em 01.06.2017, 22:18:08
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A principal esfera da Justiça de Taiwan decidiu que a lei atual do casamento da ilha vai contra a sua "Constituição". Legisladores têm agora até 2 anos para que redigir uma nova lei que possibilite aos casais do mesmo sexo se casarem. Entretanto, mesmo antes da vigência efetiva da nova lei do casamento, o tribunal disse que os casais do mesmo sexo podem se casar com base em sua interpretação, tornando Taiwan o primeiro país na Ásia a permitir o casamento gay.

continua após publicidade

A decisão motivou acaloradas discussões tanto on-line como off-line. Enquanto algumas pessoas gays no continente vêem a medida como um sinal positivo e esperam que a China continental siga o exemplo no futuro, outros são mais cautelosos ao supor as possíveis consequências da decisão.

Conhecido ativista da causa LGBT, Sun Wenlin tornou-se a primeira pessoa da China continental a processar o governo quanto ao casamento gay ao apresentar um caso contra o Escritório de Assuntos Civis de Changsha, província de Hunan, na China Central, depois de ter seu pedido negado por autoridades do país. 

continua após publicidade

Apesar de perder o processo, a campanha de Sun para impulsionar a legalização do casamento homossexual no continente não parou. "Taiwan e a China continental têm as mesmas raízes culturais. Se Taiwan pode legalizar o casamento homossexual, é possível que o continente também o aprove", afirmou Sun ao jornal Global Times.

Fé no avanço
Após ser rejeitado pelo gabinete de assuntos civis e pela Corte, Sun tentou conversar com autoridades de todos os setores públicos para espalhar sua mensagem. Ele acredita que, se puder convencer mais pessoas a se juntarem a ele, será possível avançar na questão. "Mas isso exigirá dinheiro. E até agora não consigo encontrar nenhuma base pública que esteja disposta a investir", afirmou.

China
Apesar do otimismo de Sun sobre as chances de mudança, Ah Qiang, fundador de uma ONG de pais de gays, lésbicas, bissexuais e transexuais, é mais cético em relação aos efeitos na China. Ele acrescentou que "agora é um momento sensível" para organizar eventos LGBT.

continua após publicidade

Após pressão governamental, um representante de uma empresa que, desde 2015, ajudou os casais gays chineses a se casarem nos EUA disse que não vai ajudar os casais a se casar em Taiwan após a decisão. Os ativistas que procuram promover os direitos LGBT enfrentaram resistência nos últimos meses.

As informações são do Global Times

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Justiça se pronuncia a favor e Taiwan aprova casamento gay"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!