MAIS LIDAS
VER TODOS

Apucarana

Apucarana sedia encontro regional focado em logística reversa

Os municípios paranaenses estão debatendo a gestão associada das políticas de destinação dos resíduos sólidos e a logística reversa. O principal fórum de discussões é o Grupo R-20, inicialmente formado pelos grandes geradores e que atualmente conta com a

Da Redação

·
Apucarana sedia encontro regional focado em logística reversa - Foto - Divulgação
Icone Camera Foto por Reprodução
Apucarana sedia encontro regional focado em logística reversa - Foto - Divulgação
Escrito por Da Redação
Publicado em 22.05.2017, 13:23:00 Editado em 23.05.2017, 08:50:06
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Os municípios paranaenses estão debatendo a gestão associada das políticas de destinação dos resíduos sólidos e a logística reversa. O principal fórum de discussões é o Grupo R-20, inicialmente formado pelos grandes geradores e que atualmente conta com a adesão de 206 municípios. Para 2017, o grupo decidiu promover reuniões regionalizadas e Apucarana sediou nesta segunda-feira (22/05) o primeiro encontro da região do Vale do Ivaí, reunindo representantes de 16 municípios.

continua após publicidade

Conforme Sérgio Bobig, diretor do Departamento de Meio Ambiente de Apucarana e que coordenou a reunião, estiveram em pauta assuntos como a destinação de resíduos da construção civil, pneus, lâmpadas fluorescentes e caixas Tetra Pak (bastante usado em produtos como o leite). “O encontro visou debater a proposta de logística reversa e elencar  as prioridades da região na gestão de resíduos”, explica Bobig.

Até o ano passado – continua Bobig – o Grupo R-20 realizava reuniões periodicamente apenas na capital do Estado. “Muitas vezes, nem todos os municípios enviavam representantes para a reunião em Curitiba. O próximo encontro estadual será no dia 25, nesta quinta-feira, quando levaremos os principais problemas apontados na reunião de hoje e as prioridades da nossa região”, completa Bobig.

continua após publicidade

Lâmpadas fluorescentes
Em Apucarana, o principal problema verificado é a questão das lâmpadas fluorescentes, registrando um passivo de cerca de 130 mil unidades. O material está depositado desde 2010 na Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de Apucarana (Cocap), onde aguarda a destinação correta. O caso foi parar na Justiça e uma ação civil pública pede à Associação Brasileira da Indústria de Iluminação (Abilux) e à Associação Brasileira de Importadores de Produtos de Iluminação (Abilumi) que recolha o material, como determina a lei da logística reversa.

Apucarana integra a Região 4, na divisão feita para os encontros descentralizados, junto com Sabáudia, Arapongas, Jandaia do Sul, Cambira, Califórnia, Bom Sucesso, Marumbi, Novo Itacolomi, Rio Bom, Marilândia do Sul, São Pedro do Ivaí, Kaloré, Borrazópolis, Faxinal e Mauá da Serra.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Apucarana sedia encontro regional focado em logística reversa"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!