Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Quem é Sergio Moro? Entenda como ele chegou ao comando da Lava Jato

Loading...

LAVA JATO

Quem é Sergio Moro? Entenda como ele chegou ao comando da Lava Jato

Foto: CCJ - Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania

Todos o conhecem como o juiz da Operação Lava Jato. Temido por muitos e adorado por outros tantos, Sergio Fernando Moro é sem dúvidas hoje, uma figura notória no meio jurídico, político e social.

Casado com Rosângela Wolf Moro, também advogada, e pai de dois adolescentes, o juiz federal galgou muito caminhos até chegar ao comando da maior operação da história do Brasil. Por mais que não gostem de sua figura, Moro está sendo um grande defensor da justiça brasileiro. Condenando a quem rouba e punindo quem coopera.

Sergio Moro, comanda o julgamento em primeira instância de toda a operação e hoje interrogou Lula, seu maior desafio até o momento.

Formando pela Universidade Estadual de Maringá, Moro, hoje com 44 anos, trabalhou em escritórios de advocacia enquanto cursava direito na cidade paranaense. Originário de lá, o juiz fez seu mestrado e doutorado na Universidade Federal do Paraná, especializando-se em crimes financeiros.

Quando se torna juiz, Moro  assume casos como o escândalo do Banestado, a Operação Farol da Colina e auxilia a ministra Rosa Weber durante o julgamento do Mensalão.

O que poucos sabem é que o juiz também se especializou no programa de instrução de advogados da Harvard Law School, participando assim de programas de estudos sobre lavagem de dinheiro promovidos pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos.

A Operação Lava Jato foi deflagrada no Paraná, mais especificamente no âmbito Federal, trazendo assim às mãos de Moro, juiz da 13.ª Vara Criminal Federal de Curitiba. Ao que tudo indicava seu nome surgira como o mais qualificado e experiente em casos de lavagem de dinheiro e corrupção passiva e ativa.

No comando da Operação o juiz já realizou cerca de  175 prisões de empresários, políticos, lobistas e doleiros, somando todas as penas o total é de 1.257 anos, dois meses e um dia. Fora suas 120 condenações, trazendo a atenção da mídia nacional e internacional a seu gabinete, desde o seu início em março de 2014.

Moro é também conhecido pela agilidade com o qual julga seus processos, recentemente ele criticou duramente a “morosidade” da justiça. Para Moro, as prisões deveriam ser efetuadas já na segunda estância, permitindo assim um andamento rápido do processo.

O episódio onde se deu o maior destaque para o juiz aconteceu em março do ano passado, quando Moro vazou na mídia as ligações entre os ex-presidentes Dilma e Lula, na qual ficou nítida que a indicação de Lula, seria para que ele obtivesse foro privilegiado, tirando-o assim das mãos da justiça comum.

Em sua vida pessoal, o juiz é conhecido por ser um homem reservado, caseiro e simples. Hoje o juiz chamou a atenção da mídia por se dirigir ao interrogatório levando consigo uma sacolinha, na qual continha o lanche feito por sua esposa, para que ele pudesse se alimentar durante o dia.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias