MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Cassini envia à NASA sons captados pela 1ª vez em Saturno e cientistas ficam intrigados

No dia 26 de abril, teve início a etapa final da missão da sonda, que já opera há mais de 12 anos em Saturno. A espaçonave deu seu primeiro mergulho em uma região pela qual nenhuma outra sonda jamais tinha se aventurado: o espaço de cerca de dois mil quil

Da Redação

·
a Cassini coletou pela primeira vez sons que deixaram os cientistas intrigado - Foto: NASA
Icone Camera Foto por Reprodução
a Cassini coletou pela primeira vez sons que deixaram os cientistas intrigado - Foto: NASA
Escrito por Da Redação
Publicado em 06.05.2017, 11:21:00 Editado em 06.05.2017, 11:52:16
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

No dia 26 de abril, teve início a etapa final da missão da sonda, que já opera há mais de 12 anos em Saturno. A espaçonave deu seu primeiro mergulho em uma região pela qual nenhuma outra sonda jamais tinha se aventurado: o espaço de cerca de dois mil quilômetros que separa o planeta de seu sistema de anéis.

continua após publicidade

No voo rasante, a Cassini coletou pela primeira vez sons que deixaram os cientistas intrigados. Os dados revelam que essa área é muito mais "vazia" do que se supunha. Tais sons captados não são nada parecidos com o que estamos acostumados aqui na Terra: são uma espécie de "adaptação sonora" das ondas de rádio e de plasma captadas pelas antenas da sonda. Não seria possível ouvi-los de fato por lá.

Para ouvidos leigos, os barulhos não passam de chiados e estalos embalados por uma estática que deixa tudo meio bizarro. Mas os pesquisadores já estão acostumados e conseguem tirar dali muita de informação. Como o espaço é um ambiente repleto de partículas carregadas, normalmente o que se ouve é algo similar a apitos e rangidos mais agudos. Quando matéria sólida bate nos sensores, elas emitem estalos.

continua após publicidade

No curto período em que Cassini passou pelafina espessura dos anéis de Saturno, os estalos eram abundantes, indicando a presença de algo em torno de cem partículas por segundo. Ao chegar na região intermediária entre o gigante gasoso e os anéis, porém, não se ouvia quase nada além dos apitos. Ou seja: há muito menos matéria ali do que os cientistas previam.

Partículas anelares
A NASA explicou que à medida que Cassini se aproximava dos anéis, seus sistemas RPWS detectaram centenas de partículas anelares. "Foi um momento um pouco desconcertante – não ouvimos o esperado.

Ouvi os nossos dados desde o primeiro mergulho por várias vezes e posso contar nos dedos o número de impactos das partículas de poeira", relatou o astrônomo William Kurth. 

Com informações do portal da NASA

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Cassini envia à NASA sons captados pela 1ª vez em Saturno e cientistas ficam intrigados"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!