MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Cientistas revelam a suposta 'cara' da nossa galáxia daqui a 5 milhões de anos; veja vídeo

Cientistas contaram com a ajuda da sonda espacial "conta-estrelas" GAIA para compor um vídeo sobre como supostamente será a nossa galáxia daqui a cinco milhões de anos, conforme reportagem recente da revista on-line Universe Today.O telescópio espacial GA

Da Redação

·
FOTO-ESA/GAIA/DPAC
Icone Camera Foto por Reprodução
FOTO-ESA/GAIA/DPAC
Escrito por Da Redação
Publicado em 05.05.2017, 13:46:00 Editado em 05.05.2017, 15:01:59
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Cientistas contaram com a ajuda da sonda espacial "conta-estrelas" GAIA para compor um vídeo sobre como supostamente será a nossa galáxia daqui a cinco milhões de anos, conforme reportagem recente da revista on-line Universe Today.

continua após publicidade

O telescópio espacial GAIA (Global Astrometric Interferometer for Astrophysics) foi lançado em 19 de dezembro de 2013. Atualmente, o equipamento está em um dos cinco Pontos de Lagrange (equilíbrio gravitacional) do sistema Terra-Sol, ou seja, no L2, a 1,5 milhão de km da Terra.

O GAIA aferirá as coordenadas e velocidades de bilhões de estrelas da galáxia. O telescópio vai girar lentamente e "observar" o céu com uma câmera digital de alta resolução de quase um bilhão de pixels. Como resultado, o telescópio poderá observar cada estrela 70 vezes em um período de 5 anos. 

continua após publicidade

Os astrônomos publicaram os primeiros resultados de suas pesquisas, incluindo as coordenadas exatas e velocidades de alguns milhões de "sósias" do Sol. Estes dados permitiram que os cientistas — pela primeira vez — compreendessem qual caminho será trilhado pela galáxia levando em conta as "migrações" de estrelas, nascimentos de novos astros em "creches de estrelas" e outros processos espaciais.

Cientistas revelam a suposta 'cara' da nossa galáxia daqui a 5 milhões de anos; veja vídeo
Foto por Reprodução

FOTO-ESA/GAIA/DPAC

continua após publicidade

Com base nestes cálculos, os astrônomos da Agência Espacial Europeia prepararam um vídeo da "evolução" da aparência da galáxia, que mostra como mudará a localização, o brilho e outras caraterísticas de quase dois milhões de astros nos próximos cinco anos, detalha a Universe Today.

Cientistas revelam a suposta 'cara' da nossa galáxia daqui a 5 milhões de anos; veja vídeo
Foto por Reprodução

Telescópio espacial GAIA (Global Astrometric Interferometer for Astrophysics) foi lançado em 19 de dezembro de 2013 - FOTO-ESA/GAIA/DPAC

O Cinturão de Órion, por exemplo, uma das zonas mais ativas de formação de estrelas, será muito mais fosco devido ao esgotamento dos estoques de seus "materiais de construção de estrelas", enquanto um de seus habitantes mais brilhantes, a estrela supergigante Betelgeuse, deixará a constelação.

Quem viver, verá...
A posição de várias outras "famílias" de estrelas, tais como os grupos de estrelas Plêiades ou Alpha Persei, será mudada significativamente, assumindo uma posição contrária da galáxia. Pode-se afirmar que a humanidade, se sobreviver até o momento previsto, olhará para um céu o verá totalmente diferente do que agora .

As informações são da revista Universe Today

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Cientistas revelam a suposta 'cara' da nossa galáxia daqui a 5 milhões de anos; veja vídeo"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!