MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Substância presente na pimenta e na maconha pode controlar o diabetes, afirmam cientistas

Cientistas descobriram recentemente que tanto a pimenta vermelha quanto a maconha possuem uma substância que é capaz de reduzir a inflamação intestinal. No futuro, essas duas substâncias podem acabar gerando remédios que combatam o diabetes tipo 1 e a col

Da Redação

·
 Pesquisadores encontraram uma conexão entre pimentas e maconha que poderiam levar a novas terapias para doenças gastrointestinais - Ilustração de Yesenia Carrero / UConn
Icone Camera Foto por Reprodução
Pesquisadores encontraram uma conexão entre pimentas e maconha que poderiam levar a novas terapias para doenças gastrointestinais - Ilustração de Yesenia Carrero / UConn
Escrito por Da Redação
Publicado em 01.05.2017, 18:26:00 Editado em 01.05.2017, 22:56:58
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Cientistas descobriram recentemente que tanto a pimenta vermelha quanto a maconha possuem uma substância que é capaz de reduzir a inflamação intestinal. No futuro, essas duas substâncias podem acabar gerando remédios que combatam o diabetes tipo 1 e a colite (inflamação do intestino grosso).

continua após publicidade

A pesquisa foi coordenada pela Universidade de Connecticut, nos EUA, que testou a substância capsaicina, presente em pimentões e pimentas vermelhas, em ratos de laboratório. Os ratinhos com essa dieta apresentaram um menor índice de inflamação intestinal, sendo que alguns deles até curaram o diabetes tipo 1. 

Conforme os cientistas, a capsaicina se liga ao receptor chamado TRPV1, presente em todo o sistema gastrointestinal. Isso resulta em um composto chamado anandamida, muitíssimo semelhante quimicamente aos canabinoides presentes na maconha. A anandamida reage com outro receptor, dando origem a macrófagos imunológicos capazes de reduzir inflamações no intestino, pâncreas, estômago e esôfago.

continua após publicidade

Maconha
E como entra a maconha nesse contexto? Os receptores aos quais a anandamida se conecta, localizados no intestino, também estão presentes no cérebro. São esses receptores cerebrais que se unem aos canabinoides criando a sensação chapada sentida pelos usuários de maconha. Ainda não se sabe qual a função exata desses receptores no cérebro, mas acredita-se que possam ter uma função semelhante à descoberta pelos cientistas da Universidade de Connecticut.

Doenças intestinais e diabetes
No futuro, é possível que remédios à base de maconha também possam ser criados para tratar doenças intestinais ou diabetes tipo 1.  A pesquisa indica que os sistemas digestivo e nervoso podem estar muito mais conectados do que pensávamos anteriormente. “Isso nos permite imaginar formas de como o sistema imunológico e o cérebro podem conversar um com os outro, já que possuem uma linguagem comum”, avalia Pramod Srivastava, coautor da pesquisa.

As informações são do portal IFLSCIENCE/KATY EVANS

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Substância presente na pimenta e na maconha pode controlar o diabetes, afirmam cientistas"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!