MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Insetos podem salvar a humanidade da fome, afirmam cientistas 

O número de habitantes da Terra até 2050 poderá atingir os 10 bilhões, conforme especialistas em densidade demográfica. O aumento da população acarreta, inevitavelmente, a demanda por mais alimentos e os cientistas aconselham acrescentar grilos, cupins e

Da Redação

·
Insetos são aleternativa para combater a fome no mundo, dizem pesquisadores - Foto: FABRICE COFFRINI/AFP 2017/Sputinik
Icone Camera Foto por Reprodução
Insetos são aleternativa para combater a fome no mundo, dizem pesquisadores - Foto: FABRICE COFFRINI/AFP 2017/Sputinik
Escrito por Da Redação
Publicado em 24.03.2017, 15:32:00 Editado em 24.03.2017, 21:24:48
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O número de habitantes da Terra até 2050 poderá atingir os 10 bilhões, conforme especialistas em densidade demográfica. O aumento da população acarreta, inevitavelmente, a demanda por mais alimentos e os cientistas aconselham acrescentar grilos, cupins e outros insetos ao menu como forma de evitar a fome em todo o planeta.

continua após publicidade

Hoje, cerca de 800 milhões de pessoas na Terra vivem em situação de fome. Em entrevistas recentes à Agência de Notícias Sputnik, Rim Nada, representante regional do Programa Alimentar Mundial (WFP na sigla em inglês), revelou que por volta de cinco milhões de pessoas do Sudão estão agora padecendo de fome, e esse número vai aumentar até 5,5 milhões durante o período de seca. 

Somália e Nigéria também sofrem com falta de comida. Uma medida que possa resolver o problema da fome sem afetar o meio ambiente é buscada pelos governos de todo o mundo, tendo em conta que o aquecimento global influencia o clima no planeta e causa problemas para a agricultura.

continua após publicidade

Persuasão
Com foco nessas situações e projeções, os pesquisadores tentam agora persuadir as pessoas a comer grilos, cupins, leite sintético e algas. "Até 2050, o mundo precisa aumentar pelo menos em 70% a produção agrícola. E a África tem o maior potencial para alcançar esta percentagem", afirmou Agnes Kalibata, da Aliança para a Revolução Verde na África (AGRA na sigla em inglês).

Canadenses
Não é a primeira vez que os pesquisadores propõem que seres humanos se alimentem de insetos. Em 2013, um grupo de cientistas da Universidade McGill, em Montreal, conquistou o prémio Hult por produzir uma farinha de insetos rica em proteína.

Lista de 100 insetos
Cientistas já divulgaram uma lista de 100 insetos comestíveis. Um exemplo, segundo eles, são as lagartas secas, que podem ser conservadas durante vários meses sem a necessidade de congelamento e alternativa de fonte nutritiva importante em tempos de escassez alimentar.

As informações são da Agência de Notícias Sputinik

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Insetos podem salvar a humanidade da fome, afirmam cientistas "

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!