MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Geofísico afirma que a Terra pode colidir com Marte

A Terra pode colidir com Marte dentro de bilhões de anos, conforme afirmação do geofísico norte-americano Stephen Meyers à revista Scientific American. O cientista da Universidade do Wisconsin–Madison, EUA, realizou uma pesquisa e concluiu que o Sistema S

Da Redação

·
A Terra pode colidir com Marte dentro de bilhões de anos, conforme o geofísico Stephen Meyers - Imagem: NASA
Icone Camera Foto por Reprodução
A Terra pode colidir com Marte dentro de bilhões de anos, conforme o geofísico Stephen Meyers - Imagem: NASA
Escrito por Da Redação
Publicado em 23.03.2017, 22:51:00 Editado em 23.03.2017, 22:51:29
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Terra pode colidir com Marte dentro de bilhões de anos, conforme afirmação do geofísico norte-americano Stephen Meyers à revista Scientific American. O cientista da Universidade do Wisconsin–Madison, EUA, realizou uma pesquisa e concluiu que o Sistema Solar é caótico.  "A grande descoberta durantes esse trabalho foi ter encontrado a primeira evidência geológica inequívoca que confirma a ideia de que o Sistema Solar é caótico", frisa Meyers. 

continua após publicidade

Ao falar sobre a característica caótica do sistema, o geofísico norte-americano usa o sentido matemático da palavra, segundo o qual o futuro de um sistema complexo é fortemente dependente das condições iniciais. Assim, uma mudança ocasional nas órbitas dos planetas pode ser causada por uma interação mal determinada entre corpos no Sistema Solar.

Efeito borboleta
"Isso é também conhecido como efeito borboleta. É exatamente o mesmo fenômeno. A ideia de que uma borboleta voando sobre o Oceano Índico poderia influenciar padrões climáticos na América do Norte uma semana depois," detalha Meyers.

continua após publicidade

cientista achou provas da teoria em uma rocha no Colorado (EUA). A rocha é sedimentar, o que aponta alterações climáticas causadas pelas variações da quantidade de luz solar que atinge o planeta. Conforme o geofísico, isso é resultante das mudanças da órbita terrestre.

Geofísico afirma que a Terra pode colidir com Marte
Foto por Reprodução

Mudança de forma da órbita
Segundo a matéria da Scientific American, durante os últimos 50 milhões de anos a órbita mudou de forma em cada 2,4 milhões de anos, o que levou ao mesmo tempo a alterações climáticas. 

continua após publicidade

Entretanto, a equipe de Meyers examinou as rochas do Colorado e concluiu que cerca de 85 milhões de anos atrás, esse período foi de 1,2 milhões de anos. De acordo com os cientistas, tal situação está ligada à interação entre a Terra e Marte, o que é caraterístico de um sistema caótico.

Probabilidade remota
Meyers reitera que uma das consequências possíveis é a colisão de Marte com a Terra, embora a probabilidade de isso ocorrer seja remota.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Geofísico afirma que a Terra pode colidir com Marte"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!