MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Arqueológos concluem restauração do túmulo de Jesus Cristo

A equipe de restauração do túmulo onde, de acordo com a tradição cristã, teria sido sepultado Jesus Cristo anunciou que concluiu as obras no local sagrado e que os resultados serão apresentados na quarta-feira (22). A estrutura, localizada dentro da Basíl

Da Redação

·
Santo Sepulcro foi reinaugurado após reformas, em Jerusalém - Foto: Gali Tibbon/AFP
Icone Camera Foto por Reprodução
Santo Sepulcro foi reinaugurado após reformas, em Jerusalém - Foto: Gali Tibbon/AFP
Escrito por Da Redação
Publicado em 21.03.2017, 17:27:00 Editado em 21.03.2017, 23:10:11
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A equipe de restauração do túmulo onde, de acordo com a tradição cristã, teria sido sepultado Jesus Cristo anunciou que concluiu as obras no local sagrado e que os resultados serão apresentados na quarta-feira (22). A estrutura, localizada dentro da Basílica do Santo Sepulcro em Jerusalém, estava em processo de reparos e sendo estudada desde outubro de 2016.

continua após publicidade

“Agora é possível ver a cor, a textura, as inscrições e os afrescos”, afirmou Antonia Moropoulou, professora de Engenharia da Universidade Técnica Nacional de Atenas e coordenadora do projeto. Essa foi a primeira vez que a tumba foi aberta desde 1555.

As obras foram realizadas, principalmente, na pequena estrutura acima do local de sepultamento. Entre as ações, lajes danificadas foram substituídas, fissuras foram cobertas com cola e os suportes foram reforçados. Com a reforma, foi possível retirar todos os andaimes colocados pelos britânicos em 1947, para evitar o colapso da estrutura.

continua após publicidade

Além disso, a água e os resíduos subterrâneos acumulados nos alicerces que estavam deteriorando a estrutura da edícula foram drenados, um trabalho que teria que continuar para evitar uma deterioração no futuro. Segundo Antonia, a estrutura precisa de reforços e conservação, incluindo a instalação de uma rede subterrânea de drenagem para água da chuva e esgoto. 

A professora já entregou o projeto de “estabilização de alicerces” aos três Custódios do Santo Sepulcro – o greco-ortodoxo, o armênio apostólico e o católico romano – no mês passado e os grupos ainda o estão estudando.

O templo do Santo Sepulcro esteve aberto durante todo o processo de restauração e só foi fechado ao público por 36 horas, quando foi retirada a lápide que cobria a tumba original de Jesus Cristo, um feito que não acontecia há cinco séculos.

continua após publicidade

Segredos
A edícula onde fica o túmulo de Jesus é considerada um dos locais mais sagrados pelos cristãos do mundo todo. O lugar foi identificado pela mãe do imperador romano Constantino, Helena, em 326 d.C., que mandou construir a Basílica do Santo Sepulcro ao seu redor. 

Durante a restauração, os arqueólogos encontraram a cama funerária intacta onde o corpo teria sido colocado. Também foi implantada, no alto da cúpula, uma cruz greco-ortodoxa, que não estava antes da reforma. Segundo Eugenio Alliata, franciscano e arqueólogo, ela poderia pertencer ao projeto original da estrutura.

Arqueológos concluem restauração do túmulo de Jesus Cristo
Foto por Reprodução
continua após publicidade

Restauração custou 6 milhões de euros
A restauração teve um orçamento inicial de três milhões de euros. No entanto, a equipe restauradora contou com um financiamento total de seis milhões. 80% dos fundos vieram de doações vindas do exterior, declarou à Agência Efe Bonnie Burnham, ex-presidente do Fundo de Monumentos Mundiais (WMF, na sigla em inglês). De acordo com a Reuters, cada ramificação contribuiu com 3,3 milhões de dólares para o projeto e o rei Abdullah, da Jordânia, também teria feito uma doação pessoal.

Sem consenso
As ramificações cristãs que compartilham tutela da igreja – grega ortodoxa, armênia e católica romana – não chegavam a um consenso sobre a necessidade de realizar reparos no local, nem sobre como seria feita essa reforma e seu financiamento. O que atrasou o início dos reparos em duzentos anos. 

A restauração só começou no ano passado após a igreja ser considerada insegura por autoridades israelenses. Antonia espera que esta reforma inaugure uma “nova era para a Terra Santa, uma era de comunicação”. Ela ainda se disse satisfeita com o trabalho e pede agora à comunidade cristã “que o mantenha conservado” .

As informações são do portal cyprus-mail.com

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Arqueológos concluem restauração do túmulo de Jesus Cristo"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!