MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Gaeco apura que 286 pessoas morreram em confrontos policiais no Paraná

Um levantamento realizado pelo Grupo de Atuação Especial de Combate do Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Paraná (MP-PR),  mostra que no ano passado 264 civis e 22 policiais morreram em confrontos armados envolvendo agentes de segurança no

Da Redação

·
Em 2016, 264 civis e 22 policiais morreram em confrontos armados envolvendo agentes de segurança no Paraná - Foto: Pixabay
Icone Camera Foto por Reprodução
Em 2016, 264 civis e 22 policiais morreram em confrontos armados envolvendo agentes de segurança no Paraná - Foto: Pixabay
Escrito por Da Redação
Publicado em 22.02.2017, 21:34:00 Editado em 23.02.2017, 08:02:30
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Um levantamento realizado pelo Grupo de Atuação Especial de Combate do Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Paraná (MP-PR),  mostra que no ano passado 264 civis e 22 policiais morreram em confrontos armados envolvendo agentes de segurança no Estado.

continua após publicidade

Os dados foram coletados junto às polícias Militar e Civil e a Guarda Municipal, com o objetivo de “assegurar a correta apuração das mortes pelas Promotorias de Justiça de todo o Estado”, relatou o MP-PR. O registro de mortes de policiais considera os óbitos dentro e fora do horário do serviço.

O maior número de mortes ocorreu em Curitiba, 71 casos, seguida de Londrina (17). A Região Metropolitana de Curitiba concentra 122 mortes, quase a metade de todos os registros. Entre as 264 mortes de civis, 253 foram em confronto com a Polícia Militar. Oito mortes decorreram de enfrentamento com a Polícia Civil e três com guardas municipais (duas em Curitiba e uma em Londrina).

continua após publicidade

247 mortes em 2015
Conforme o Gaeco, em 2015, foram 247 mortes de civis registradas, 240 delas em fatos envolvendo policiais militares.

Estatística
O acompanhamento dos dados de mortes em confrontos policiais pelo Gaeco visa auxiliar para diminuir a letalidade das abordagens e confrontos policiais. As iniciativas do Ministério Público já foram discutidas com representantes da Secretaria de Estado da Segurança Pública, da Polícia Civil, da Polícia Militar e da Polícia Técnica.

Enfrentamento
MPs do Brasil aderiram ao programa nacional “O MP no enfrentamento à morte decorrente de intervenção policial”, que objetiva garantir a correta apuração das mortes de civis em confrontos com policiais e guardas municipais, assegurando que toda ação do Estado que resulte em morte seja apurada.

As informações são do MP-PR

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Gaeco apura que 286 pessoas morreram em confrontos policiais no Paraná"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!