MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Substância que retarda envelhecimento é testada com sucesso por cientistas

Biólogos russos realizaram com sucesso testes de uma substância que retarda o envelhecimento de células, prolongando a vida de ratos em 15% ou 45 dias e divulgaram os resultados na revista Aging (portal scienmag.com)."Esta pesquisa é muito significativa t

Da Redação

·
Os cientistas realizaram testes em ratos especiais, que foram geneticamente predispostos para o surgimento de mutações acidentais no DNA - Crédito da foto: The A.N. Belozersky Instituto De Biologia Físico-Química da Rússia
Icone Camera Foto por Reprodução
Os cientistas realizaram testes em ratos especiais, que foram geneticamente predispostos para o surgimento de mutações acidentais no DNA - Crédito da foto: The A.N. Belozersky Instituto De Biologia Físico-Química da Rússia
Escrito por Da Redação
Publicado em 19.02.2017, 08:05:00 Editado em 19.02.2017, 16:07:17
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Biólogos russos realizaram com sucesso testes de uma substância que retarda o envelhecimento de células, prolongando a vida de ratos em 15% ou 45 dias e divulgaram os resultados na revista Aging (portal scienmag.com).

continua após publicidade

"Esta pesquisa é muito significativa tanto no sentido teórico, como do ponto de vista prático. Por um lado, ela mostra o papel fundamental das formas ativas de oxigênio, produzidas por mitocôndrias, durante o envelhecimento de mamíferos. 

Também se cria uma expectativa  para o tratamento do envelhecimento com antioxidantes dirigidos especificamente às mitocôndrias", destaca o cientista Vladimir Skulachev, diretor da faculdade de bioengenharia e bioinformática da Universidade Estatal de Moscou Lomonosov, citado pela Aging.

continua após publicidade

equipe de cientistas chefiada por Skulachev trabalha na criação de preparados que retardem o envelhecimento de uma das partes mais importantes das células – suas mitocôndrias, que são uma espécie de "geradores" de energia do nosso corpo. Nas mitocôndrias acontece o processo de absorção de oxigência , oxidação de nutrientes e a transformação da sua energia em moléculas ATP que liberam a energia necessária para o funcionamento de célula.

Há vários anos, a equipe de cientistas descobriu a molécula SkQ1 que pode resolver o problema. Ela é uma espécie de antioxidante forte capaz de se inserir nas mitocôndrias e neutralizar as moléculas agressivas de oxidantes que a prejudicam destruindo suas paredes.

Testes em ratos
Os cientistas realizaram testes em ratos especiais, que foram geneticamente predispostos para o surgimento de mutações acidentais no DNA de mitocôndrias. Tais ratos vivem menos do que os ratos normais (cerca de 280-290 dias em vez de 2 ou três anos). Sua morte é causada pela acumulação de mutações e destruição de mitocôndrias, o que mata suas células, provoca envelhecimento prematura e a morte.

continua após publicidade

Os ratos foram divididos em dois grupos. Um grupo comia comida simples e o outro tinha uma dieta com a molécula SkQ1. Como resultado, os ratos do grupo de controlo começaram emagrecendo, perdendo pelo e envelhecendo.

Os ratos que foram tratados com SkQ1 não mostraram sinais de envelhecimento durante mais de 40-45 dias e viveram cerca de 335 dias, enquanto os do grupo de controle apenas 290 dias no máximo.

Substância encontrada em colírio
A substância está contida nos colírios "Visomitin" que a equipe de cientistas está fornecendo às farmácias russas há vários anos.

As informações são do portal scienmag.com

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Substância que retarda envelhecimento é testada com sucesso por cientistas"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!