MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Cientistas detectam buraco negro gigante que mais engole matéria no Universo

Astrônomos localizaram casualmente um buraco negro incomum na constelação de Virgem, apontado como o que mais engole matéria já encontrado até hoje no Universo. Tal buraco está localizado em uma pequena galáxia a cerca de 1,8 bilhões de anos-luz da Terra.

Da Redação

·
O vermelho mostra material mais quente que cai em direção ao buraco negro e gera um raio X distinto.  Crédito: CXC/ M. Weiss/NASA / CXC
Icone Camera Foto por Reprodução
O vermelho mostra material mais quente que cai em direção ao buraco negro e gera um raio X distinto. Crédito: CXC/ M. Weiss/NASA / CXC
Escrito por Da Redação
Publicado em 07.02.2017, 14:59:00 Editado em 07.02.2017, 22:12:45
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Astrônomos localizaram casualmente um buraco negro incomum na constelação de Virgem, apontado como o que mais engole matéria já encontrado até hoje no Universo. Tal buraco está localizado em uma pequena galáxia a cerca de 1,8 bilhões de anos-luz da Terra. O 'recordistas' gigante rasgou uma estrela próxima e depois continuou a se alimentar de seus restos por quase uma década, de acordo com pesquisa conduzida por astrofísicos da Universidade de New Hampshire. Esta "refeição" do buraco negro é 10 vezes mais longa do que qualquer outro episódio do gênero já detectado por cosmólogos. Um artigo descrevendo esses resultados foi publicado na edição de 6 de fevereiro da revista Nature Astronomy .

continua após publicidade

 Dacheng Lin, pesquisador da Universidade New Hampshire em Durham, falou sobre a nova descoberta. "Testemunhamos a agonia excitante e duradoura da estrela. Nos anos anteriores, estávamos buscando sinais e examinando dezenas de rupturas estrelares, mas nenhum dos fenômenos era tão luminoso e demorado como esse", detalha. 

Quando estrelas e outros objetos se aproximam do buraco negro, este os engole, mas por partes, lentamente, o que aumenta o brilho da estrela. Esse fenômeno pode ser observado durante meses graças ao atraso gravitacional do tempo nos arredores do buraco negro. De acordo com Lin, a sua equipe descobriu por acaso um dos buracos negros mais extraordinários ao observar o conjunto de galáxias NGC 5813 na constelação de Virgem, localizada a bilhões de anos-luz da Terra. 

continua após publicidade

Com auxílio de telescópios, os cientistas descobriram mais uma galáxia, sendo esta mais próxima ao nosso planeta, SDSS J1500+0154, que atualmente está na etapa de formação estrelar. Um buraco negro relativamente pequeno se encontra no seu centro, cuja massa excede a da Terra apenas em um milhão de vezes.

luminosidade especial deste buraco negro chama a atenção dos astrônomos. Descobriu-se que o buraco esteve ativo nos anos de 2011, 2008 e 2006 e que tem "almoçado" há mais de 11 anos os restos estrelares. Com base na projeção pesquisadores, a fonte de alimentação do buraco negro deve ser significativamente reduzida na próxima década.

As informações são do portal phys.org

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Cientistas detectam buraco negro gigante que mais engole matéria no Universo"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!