Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Faixas escuras em nuvens de Vênus são sinais de vida alienígena? 

Loading...

NASA E ROSCOSMOS QUEREM APURAR

Faixas escuras em nuvens de Vênus são sinais de vida alienígena? 

A possibilidade de existir vida microbiana em Vênus não é descartada por cientistas - Foto: ESA

Existe vida em Vênus? Os cientistas ainda não têm a resposta para essa pergunta, mas perspectiva é intrigante o suficiente para astrônomos da agência espacial americana, a NASA, e da agência espacial russa, Roscosmos, se associarem para trabalhar em uma nova missão para Vênus, denominada Venera-D. Um dos objetivos propostos para a missão seria a busca de vida alienígena, embora em forma microbiana.

Conforme o portal Space.com, se a missão conjunta da NASA e Roscosmos for aprovada, então uma sonda será lançada para Vênus em 2025. O objetivo da missão será realizar observações de monitoramento remoto do segundo planeta a partir do Sol e sua atmosfera. 

Na sequência, a sonda irá implantar um aterrador na superfície de Vênus e procurar por futuros locais de pouso para novos projetos espaciais.  O projeto prevê ainda que seja enviado um veículo aéreo não tripulado (UAV) ou um balão para estudar a atmosfera de Vênus durante um longo período.

As nuvens espessas de ácido sulfúrico no planeta têm faixas escuras que parecem absorver a radiação ultravioleta e podem ser evidências de vida microbiana. Mas os astrônomos não sabem ainda como as faixas escuras surgiram e do que elas são compostas. 

Micróbios
“Essas são questões que ainda não foram totalmente exploradas. E a vida microbiana é uma possibilidade que não podemos ignorar”, disse Sanjay Limaye, cientista atmosférico e ex-presidente do Venus Exploration Analysis Group (VEXAG).

Vida em altitude elevada
Para alguns astrônomos, as faixas escuras nas nuvens atmosféricas de Vênus poderiam ser matéria particulada misturada, ou uma substância dissolvida por gotas de ácido sulfúrico, ou a presença de cloreto de ferro. No entanto, conforme a comunidade científica, encontrar a vida em altitude elevada na atmosfera de Vênus teria sentido, porque micróbios foram localizados em alturas similares na atmosfera do planeta Terra.

As informações são do portal Space.com

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias