Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Vídeo da NASA mostra estrela sendo 'tragada" por buraco negro

COSMOLOGIA

Vídeo da NASA mostra estrela sendo 'tragada" por buraco negro

Um vídeo ilustrativo divulgado pela Agência Espacial Americana (NASA) mostrou resultado de estudos sobre os efeitos que um buraco negro pode causar às estrelas (e até planetas) que orbitam em sua volta. Com um minuto de duração, a animação mostra uma estrela sendo destruída e, em seguida, puxada pela força gravitacional gerada pelo buraco.

O fenômeno foi constatado na galáxia PGC043234, a 295 milhões de anos-luz, e só foi possível ser detectado pelo programa Asas-SN, da Universidade Estadual de Ohio (EUA).  As pesquisas indicam que o buraco negro pode ter alguns milhões de vezes a mais que a massa do sol.

“Os resultados dos estudos poderão servir de base para as atuais pesquisas sobre os efeitos que buracos negros podem causar a tudo que passe ao seu redor, para que então, possamos entender como tais buracos podem afetar as galáxias”, detalha o astrônomo Cole Miller.

NASA pesquisa efeitos que buracos negros podem causar a tudo que passe ao seu redor - Foto: NASA/Reprodução

Efeito gravitacionais
De acordo com astrônomos da NASA, tais efeitos gravitacionais são denominados de “perturbações de maré”, responsáveis por sugar todo material cósmico que passe ao seu redor.

Com informações do site da NASA