Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Telescópio do Chile vai receber upgrade para focar em planeta com potencial de abrigar vida

Loading...

MIRA NO ESPAÇO

Telescópio do Chile vai receber upgrade para focar em planeta com potencial de abrigar vida

A descoberta de uma planeta com o tamanho da Terra  entusiasmou a comunidade científica em 2016. O Proxima B, como foi batizado o corpo celeste, orbita a estrela vizinha do Sol, a Proxima Centauri, situada a 4,2 anos-luz da Terra, e é o exoplaneta mais próximo de nós encontrado até hoje. 

Tal descoberta despertou muito interesse na comunidade científica internacional, principalmente em relação ao potencial do Proxima B para abrigar vida.  Esse interesse comum resultou em um acordo para ampliar a busca por astros no sistema estelar adjacente.

O European Southern Observatory (ESO) assinou um contrato com o Breakthrough Initiatives — programa criado em 2015 pelo físico Yuri Borisovich, fundador da Digital Sky Technologies; para angariar recursos e aprimorar o Very Large Telescope (VLT), montado no Chile. 

Melhor qualidade de imagem
Desta forma, o instrumento VISIR (VLT Imagerand Spectrometer for Mid-Infrared) deve receber melhorias e ampliar a qualidade de imagem. 

Tarefa difícil
Astrônomos ressaltam, no entanto, que encontrar um planeta habitável é muito difícil por causa do brilho da estrela hospedeira, que ofusca a visibilidade. Com as melhorias no VISIR, será possível diminuir a radiação e aumentar o sinal de possíveis astros semelhantes à Terra. 

As informações são do portal Tecmundo

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias