MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Pesquisa de cientistas dos EUA confirma formação de supercontinente

Uma pesquisa realizada por cientistas da Universidade Yale, (EUA) e publicada pela revista Nature indica que entre 50 e 200 milhões de anos, todos os continentes atuais da Terra serão unidos em uma única massa terrestre em torno do Pólo Norte.Geólogos exp

Da Redação

·
Os continentes atuais (à esquerda) vão se fundir no supercontinente Amasia (direita), centrada sobre o Ártico - Ilustração: Mitchell et al., Nature
Icone Camera Foto por Reprodução
Os continentes atuais (à esquerda) vão se fundir no supercontinente Amasia (direita), centrada sobre o Ártico - Ilustração: Mitchell et al., Nature
Escrito por Da Redação
Publicado em 14.01.2017, 16:57:00 Editado em 14.01.2017, 22:46:05
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Uma pesquisa realizada por cientistas da Universidade Yale, (EUA) e publicada pela revista Nature indica que entre 50 e 200 milhões de anos, todos os continentes atuais da Terra serão unidos em uma única massa terrestre em torno do Pólo Norte.

continua após publicidade

Geólogos explicam que tais transformações radicais no globo terrestre serão causadas pelo movimento das placas tectônicas. De acordo com a pesquisa, após a desintegração de um supercontinente, os continentes de afastam da sua posição inicial através do processo de subducção (afundamento de uma placa litosférica sob a outra).  

Conforme projeção dos estudiosos, na área chamada Círculo de Fogo do Pacífico vai se formar um continente potencialmente novo. E na sequência dos processos tectônicos que poderão ocorrer com o passar do tempo, os cientistas preveem a formação de um supercontinente chamado Amásia. Se isso acontecer, o local onde hoje se situa a capital peruana de Lima ficará bem perto da cidade de Nova York, completam o estudiosos.

continua após publicidade

Primeiro supercontinente
Um supercontinente formou-se pela última vez na Terra há 300 milhões de anos, quando todas as massas de terra se agruparam no Equador como Pangea, centradas sobre onde a África Ocidental está agora.

As informações são da Nature

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Pesquisa de cientistas dos EUA confirma formação de supercontinente"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!