Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Rússia alerta para instalação de armas nucleares em órbita pelos EUA

Loading...

VOLTA DA GUERRA FRIA?

Rússia alerta para instalação de armas nucleares em órbita pelos EUA

Rússia teme que os EUA instalem armas nucleares ao redor da Terra - Imagem ilustrativa: NASA

Os EUA poderão instalar armas nucleares na órbita da Terra, mas tais ações seriam uma violação grave do direito internacional, disse à agência RIA Novosti o presidente da Academia de Problemas Geopolíticos, Konstantin Sivkov. 

O cientista político fez o comentário após recente declaração do candidato ao cargo de chefe do Pentágono, James Mattis. Ele afirmou que os EUA devem investir nas oportunidades ofensivas do espaço. "Existe um tratado que proíbe a militarização do espaço e tem importância mundial, por isso o deslocamento de armamento ofensivo para o espaço é uma violação do direito internacional. Neste caso, Washington, que nos anos 90 tanto falava sobre o espírito pacífico e nos chamava de militaristas, se tornou ele próprio o militarista principal", frisou Sivkov. 

O analista político acredita ser possível que os EUA possam instalar em órbita "aparelhos espaciais de combate equipados com armas de laser e armas de feixe de partículas" com a finalidade de possibilitar ataques espaciais contra territórios de adversário a velocidades hipersônicas. 

"Essas armas são muito potentes, a União Soviética elaborou tais sistemas ainda em 1972, e os EUA, com receio delas, alcançaram o Tratado de Limitação de Armas Estratégicas (SALT, Strategic Arms Limitation Talks, em inglês) com a União Soviética. Hoje os EUA construíram o que nós fizemos há 40 anos e, aparentemente, querem instalar essas tecnologias no espaço", ressaltou o presidente da Academia de Problemas Geopolíticos da Rússia. 

Aviões hipersônicos
Nesse contexto, Konstantin Sivkov não descarta a possibilidade de os EUA fabricarem aviões ar-espaço, capazes de atacar com velocidade hipersônica.

Com informações da Agência de Notícias Sputinik

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias