Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Maior telescópio do mundo procura vida alienígena perto de Alpha Centauri

Loading...

MIRA EM EXTRATERRESTRES

Maior telescópio do mundo procura vida alienígena perto de Alpha Centauri

Projeto para localizar alienígenas tem disponível os dois radiotelescópios mais potentes do mundo Foto: Adrenaline

O Observatório Europeu do Sul (OES) se associou ao projeto científico Breakthrough Initiative, do milionário Yury Milner e do astrofísico Stephen Kawking, e conta agora com o maior telescópio óptico VLT para busca e análise de planetas e vida extraterrestre próximo ao sistema estelar Alpha Centauri, segundo comunicado divulgado pela assessoria de imprensa do observatório.

A inciativa ganhou mais adeptos depois que astrônomos do OES descobriram um planeta potencialmente habitável perto da estrela mais próxima da Terra, Proxima Centauri, que tem semelhanças com o nosso planeta.  Depois dessa descoberta, o programa científico Breakthrough Listen, iniciado há dois anos, intensificou a procura de vida extraterrestre

O projeto tem disponível os dois radiotelescópios mais potentes do mundo - o FAST na China e seu "irmão menor" Aresibo em Puerto Rico.  Em 9 de janeiro, Tim de Zeuv, diretor geral do Consórcio Astronômico Europeu, firmou acordo com o programa Breakthrough Initiatives. O acordo assegura a participação no projeto do maior telescópio óptico VLT do mundo – capaz de registrar radiação infravermelha e luz visível

Telescópio E-ELT em construção: sucessor do telescópio VLT e vai ser utilizado intensivamente na busca e coleta de imagens de planetas similares à Terra - Foto: Adrenaline

Modernização de espectrômetro
De acordo com Zeuv, a organização de Yury Milner concordou em financiar a modernização do espectrômetro VISIR, o que possibilitará o aumento de sensibilidade na faixa infravermelha e mais facilidade para a detecção de planetas nas proximidades da Alpha Centauri.

Projeto para localizar alienígenas tem disponível os dois radiotelescópios mais potentes do mundo Foto: Adrenaline

Excesso de luminosidade
Cientistas afirmam no entanto, que localizar planetas perto de Proxima Centauri é uma tarefa ainda impossível devido ao excesso de luminosidade irradiada pela estrela. 

Como era previsto, o resultado obtido após a modernização do espectrômetro facilitará a criação do aparelho METIS, que será usado no telescópio E-ELT em construção. E-ELT é o sucessor do telescópio VLT e vai ser utilizado intensivamente na busca e coleta de imagens de planetas similares à Terra.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

APUCARANA 24/02

MARIA DE OLIVEIRA MARICATO, 74 anos
CACILDA LEITE DE SOUZA, 82 anos

IVAIPORÃ 23/02

MARIA JOSÉ PEREIRA, 90 ANOS
MARTA MARIA DA SILVA OLIVEIRA, idade não divulgada
SEBASTIANA RECHE RIBEIRO, 87 ANOS

MEGA SENA

CONCURSO 1907 · 25/02/2017

03 25 35 38 44 48