Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

NASA conclui que tempestades solares podem derreter solo lunar

Loading...

LUA EM FOCO

NASA conclui que tempestades solares podem derreter solo lunar

Ilustração mostra Ebb e Flow orbitando a Lua - Foto: NASA

Fortes tempestades solares poderiam ter a capacidade de carregar superfícies de regiões frias e de permanente penumbra da Lua, ao ponto de produzir “faíscas” que poderiam derreter e vaporizar seu solo, concluíram cientistas da NASA, conforme matéria do Economic Times, Indian Times.

Astrônomos afirmam que este tipo de alteração fica evidente na análise de amostras das regiões lunares muito frias. A análise desse contexto pode conter a chave para a compreensão da história da Lua e até mesmo do sistema solar como um todo. 

Sem atmosfera, o solo lunar fica exposto a um ambiente espacial inóspito , a ponto de pequenos impactos de meteoritos poderem afetar a camada superior de sua poeira e rocha.

Andrew Jordan, da Universidade de New Hampshire, nos Estados Unidos, disse que cerca de 10% da “camada cultivada em horta” já derreteu e, de fato, é vaporizada por impactos de meteoritos. 

Segundo ele, nas regiões permanentemente sombreadas da lua, as faíscas de tempestades solares poderiam derreter ou vaporizar uma porcentagem semelhante.

Eventos solares perigosos
Existem vários eventos solares que podem ser perigosos. Explosivas atividades solares, como erupções e ejeções de massa coronal, por exemplo, poderiam expelir partículas altamente energéticas e eletricamente carregadas no espaço. 

Mas em razão da própria atmosfera da Terra, os seres humanos são protegidos da maior parte da radiação. E esta falta de atmosfera é o que torna a Lua extremamente vulnerável.

Com informações do Economic Times, Indian Times

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

ARAPONGAS 16/01

PETROLILHIA MARINHO DA CRUZ, 71 ANOS

APUCARANA 16/01

EMIKO INAY, 78 ANOS

ESTANISLAU FLORIANO DOS SANTOS, 81 ANOS



MEGA SENA

CONCURSO 1894 · 14/01/2017

21 31 35 53 54 57